PORQUE DEUS LANÇAVA MALDIÇÕES NAS PESSOAS, SE DEUS É AMOR?

Um irmão/ amigo evangélico me disse em uma das visitas à minha casa que não aceitava e ficava confuso quando lia o antigo testamento e Deus lançando maldições terríveis no povo e ordenando seu povo a destruir outros povos.

Como isso pode estar em harmonia com o fato da Bíblia dizer que Deus é amor?

Isso não parece bem contraditório. Poderia me dar uma explicação sobre essa questão?

Irmãos, a coisa que mais traz confusão na mente das pessoas que leem a Bíblia é ler a Bíblia de forma isolada, sem estudar com profundidade os contextos. A leitura superficial sempre leva a muitas confusões e até a conclusões equivocadas.

Vamos analisar essa questão colocada e veremos claramente isso.
Se Deus é amor porque lança maldições em pessoas?

(1) Vamos ler, por exemplo, um único verso como o de Deuteronômio;

Deuteronômio 28:20 – O Senhor mandará sobre ti a maldição; a confusão e a derrota em tudo em que puseres a mão para fazer; até que sejas destruído, e até que repentinamente pereças, por causa da maldade das tuas obras, pelas quais me deixaste.

Esse versículo isolado e pinçado de um trecho maior da Bíblia pode nos levar a tirar conclusões erradas a respeito de Deus. Por exemplo, alguns podem dizer que Deus é mau, que Deus é muito duro, que Deus não é amor baseados em versículos como esse.

No entanto, será que é isso mesmo?

Será que uma análise correta nos levará a essa mesma conclusão?

Deuteronômio 28:1-14; – As bênçãos da obediência
1 - E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.
2 - E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus:
3 - Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo.
4 - Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.
5 - Bendito o teu cesto e a tua amassadeira.
6 - Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres.
7 - O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença.
8 - O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o Senhor teu Deus.
9 -O Senhor te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do Senhor teu Deus, e andares nos seus caminhos.
10 - E todos os povos da terra verão que é invocado sobre ti o nome do Senhor, e terão temor de ti.
11 - E o Senhor te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo, sobre a terra que o Senhor jurou a teus pais te dar.
12 - O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado.
13 - E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.
14 - E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, andando após outros deuses, para os servires.

(2) Quando analisamos o texto/ os versículos com maior exatidão observamos que Deus fez uma aliança com o povo. Nessa aliança o povo deveria obedecer aos mandamentos e as leis de Deus (parte que cabia ao povo) e Deus os abençoaria (parte que cabia a Deus). É uma aliança que podemos chamar de aliança de obras. Observamos que temos primeiramente Deus estabelecendo uma série de bênção que seriam derramadas mediante a obediência. Vamos reler uma para exemplificar:
O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado.
(Deuteronômio 28:12).
Irmãos, em Deuteronômio 28:15-68 – As maldições da desobediência
Deuteronômio 28:15- Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:

Continua descrevendo As maldições da desobediência até VV:68.
(3) Na sequência do texto observamos que temos as consequências da quebra da aliança. Deus deixa bem claras as especificações de Sua aliança, de Seu “contrato” com o povo. E como em qualquer aliança (ou contrato) temos os bônus (bênçãos), e os ônus (obrigações) e as punições (quebra da aliança). Deus deixa claro o que aconteceria se a aliança fosse quebrada. Tanto que Ele usa muito mais advertências para deixar muito claro que a desobediência seria algo terrível para a vida do povo, buscando assim incentivar o povo a não ir por esse caminho.

(4) Além de tudo isso, Deus ainda coloca em Sua aliança palavras amorosas incentivando o povo a andar no caminho correto:
Deuteronômio 30:19 - Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,
Isso deixa claro a todos que Deus não é um ser maldoso que castiga pessoas inocentes como que por brincadeira. Antes, no Antigo Testamento, Ele propõe ao povo a bênção de escolher o caminho certo.

(5) Sendo assim, o que temos é um Deus justo que aplica exatamente a justiça designada em Sua aliança com o povo, aliança essa aceita pelo povo.

Dessa forma, onde estaria a maldade de Deus?

Onde estaria a falta de amor Dele?

Um pai que avisa o filho várias vezes sobre como deve se comportar e estabelece junto com o filho um castigo caso ele não se comporte estaria sendo mau em disciplinar o filho quando este não cumpre aquilo que é correto?

Certamente que não!

Conclusão

(6) Finalizamos dizendo que a Bíblia ainda menciona que Deus escreveu não só na Bíblia coisas que O revelam, mas também na natureza, na Sua criação e, por isso, todos que se afastam de Deus e preferem ouvir Seus próprios pensamentos pecaminosos também estão rebelados diante de Deus e isso os fará colher muitas maldições em Suas vidas, não sendo Deus injusto por permitir ou executar isso:

Romanos 1:20-21 - Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.

Outra versão:

“Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo - se - lhes o coração insensato” (Romanos 1:20-21).

Glória a Deus, Amém Senhor.
NRS05012018

NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 14/05/2019
Reeditado em 14/05/2019
Código do texto: T6647214
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.