Da morte para a VIDA

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3: 16).

_____

>>>>>"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira"

O versículo começa com um "porque", e não se trata de uma pergunta nem de uma resposta, mas verificamos que é um argumento que vem justificar algo que foi feito. Ou seja, vem enfatizar a motivação de uma atitude que fora tomada.

Nesse caso, DEUS escolheu amar o mundo, independentemente do mundo nada ter a oferecer em troca a Ele. Absolutamente, não é isso que o SENHOR busca. O Amor dEle é incondicional - ÁGAPE.

O tipo de Amor com que DEUS nos ama é "de tal maneira". Ou seja, o nosso vocabulário é limitado e não temos condições de conceituá-lo com exatidão. O certo é que, a fim de nos demonstrar tal Amor, Ele nos deu um presente, e Ele não pegou do que sobra, como geralmente fazemos. DEUS não pechinchou, não fez leilão nem pregão; mas lançou mão do melhor dEle, do Tesouro maior, para nos entregar.

Então, o "porque" no início do versículo é para explicar o motivo que o levou a nos enviar um presente de tão alto preço. É como se duas pessoas estivessem conversando após a crucificação de CRISTO, e um deles perguntasse: "POR QUE DEUS FEZ ISSO"!? E o outro, então, respondesse: "PORQUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA", Ele fez isso.

_____

>>>>>"que deu o seu Filho unigênito"

O presente de alto preço dado por DEUS a nós foi o próprio Filho - único filho. O melhor de DEUS, que veio para nos substituir em todo sofrimento e humilhação que eram nossos; na cruz que era nossa, na morte que era nossa, para que na morte dEle todos nós tenhamos acesso à VIDA. Que presentaço, hein! E não é qualquer vida não: É VIDA ETERNA.

DEUS SÓ FEZ ISSO, PORQUE NOS AMOU DE TAL MANEIRA.

_____

>>>>>"para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".

O Amor de DEUS é tão de "tal maneira", que a única coisa que Ele requer de nós nem é para benefício dEle, mas para o nosso próprio benefício. E o que Ele nos requer!?

A vontade do SENHOR é que todos se salvem, entretanto, faz-se necessário crer para que a nossa SALVAÇÃO seja ativada em nossos corações. A SALVAÇÃO está à disposição de todos, porém, se ignorarmos o Presente que a nós foi enviado, estaremos declarando que não cremos e que o sacrifício de CRISTO não foi por nós, e, de fato, A MORTE DE CRISTO SÓ CUMPRE O PROPÓSITO DELA NA VIDA DAQUELES QUE CREEM. Portanto, o que DEUS requer de você e de mim é o CRER. Se, no coração, não crermos, o Presente não nos diz respeito. MISERICÓRDIAS...