Amar e cuidar

Temos o Manual (Bíblia) à nossa disposição, no qual constam todas as orientações e ordenanças de DEUS, que devem ser cumpridas, e, mesmo assim, optamos por viver uma falsa religião, pois "a religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo" (Tiago 1:27).

Ou seja, precisamos amar e cuidar do próximo, que nesse versículo está representado pelos órfãos e viúvas. No entanto, de uma maneira geral, a gente se omite.

Se depender da gente, não temos chance nenhuma, pois, de nós mesmos nada podemos fazer. Não há mérito em nós. Tudo tem a ver é com o SENHOR JESUS. Se não fosse ele, a nossa sentença final seria o inferno. Nós não somos perfeitos e não somos capazes de salvar a nós mesmos. Nada que façamos pode nos salvar, porque a salvação é pela Graça, não por obras.

É por isso que JESUS veio, e ele não exige de nós a perfeição, pois ele sabe que erramos a todo momento. JESUS morreu e se fez Justiça por nós, então é ele que nos justifica diante do PAPAI. O que DEUS requer de você e de mim é que nos esforcemos para fazer o bem, mesmo com toda imperfeição que temos. E ele não mede o nosso esforço avaliando as nossas obras, pois ele não se impressiona com isso; ele vê é o coração. Aos olhos das pessoas, podemos até ser engajados em obras sociais diversas e "ter vários seguidores" e "inúmeras curtidas" nas redes sociais, e, no entanto, o nosso coração pode estar frio e muito distante disso tudo, focado em outros interesses, que são diferentes do Amor ao próximo. DEUS, porém, sonda e conhece os corações. A ele ninguém engana.

Embora possa acontecer, acho difícil a gente experienciar uma situação em que necessitemos, literalmente, de morrer pelo nosso próximo. Sei que não é fácil, mas o nosso coração deve estar disposto a isso, se assim DEUS o requerer de nós.

Entendo que morrer pelo próximo compreenda, também, sair da nossa zona de conforto para - de alguma maneira - melhorar a qualidade de vida de alguém; alimentar famintos; vestir a quem tem frio; visitar e dar uma palavra motivadora a alguém, seja em casa ou em outros locais; tão somente emprestar os ouvidos para quem queira desabafar; dar de beber a quem tem sede, etc. (muitos outros exemplos poderiam ser citados). Precisamos usar a tal de empatia e nos colocar no lugar de outras pessoas e buscar entendê-las e ajudá-las.

Se não fosse a Misericórdia do Senhor, onde estaríamos nós!? Que bom que ele escolheu nos amar, né!? Em CRISTO JESUS, mesmo sendo tão falhos e não merecedores, temos a chance de alterar o final horrível e infernal da nossa história para um final maravilhoso no Céu. Se permitirmos, DEUS reescreve a nossa história. Basta colocarmos a nossa vida nas mãos dele, alinharmos as nossas vontades à Vontade dele e deixarmos de viver segundo o nosso próprio entendimento e, ao contrário, abrir o coração e deixar que o ESPÍRITO SANTO nos guie como filhos de DEUS (Romanos 8:14).

_____

A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.

Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos.

O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos.

São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos.

As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu!

(Salmos 19:7-10,14)