Negue-se a si mesmo

Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará.

Lucas 9:23-24

_____

Esse versículo está diretamente ligado a Gálatas 2:20, que assim diz: "logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim".

Se escolhemos servir a CRISTO, temos de permitir que Ele seja gerado em nós dia a dia, a fim de que todos possam testemunhar a Presença dEle em nosso viver. Precisamos exalar o Bom Perfume de CRISTO. E é DEUS que opera em nós o querer e o realizar, mas é a nossa atitude com relação ao mover de DEUS que ativará ou não a Vontade do SENHOR em nossas vidas.

Como na estória dos dois lobos interiores, prevalecerá aquele que mais alimentarmos. DEUS faz a parte dEle, enchendo o nosso coração de desejo pelas coisas do Reino e, imediatamente, um conflito interior se instala: Carne X espírito. Quem vencerá esse embate!?

PENSO QUE É UMA QUESTÃO DE POSTURA: se assumirmos a nossa identidade de Filhos, o ESPÍRITO SANTO é que será o nosso Guia, e prevalecerá. Ele nos faz mais que vencedores. Agora, se nesse embate cedermos às insinuações contrárias, sujeitando-nos às nossas próprias vontades - em um total desalinho com a Vontade de DEUS - seremos sucumbidos pela carne, que cantará vitória ao final, infelizmente.

Seja a PALAVRA DE DEUS o nosso alimento. Ela é o nosso Manual e nela temos tudo que precisamos. Mister é que estejamos atentos o tempo todo, orando sempre para que não venhamos a cair em tentação, antes até de perceber o perigo. Uma parte de nós - o espírito - está disposta a fazer qualquer coisa por DEUS, porém, a outra parte - a carne - simplesmente não reage.

Na versão de A Bíblia a Mensagem, Paulo diz:

"Entretanto, preciso de algo mais! Pois, se conheço a lei e mesmo assim não posso guardá-la e se o poder do pecado dentro de mim insiste em sabotar minhas melhores intenções, obviamente preciso de ajuda! Entendo que não posso cumpri-la. Posso desejar, mas não posso fazer.

Decido fazer o bem, mas de fato não o faço. Decido não fazer o mal, mas acabo fazendo, de um modo ou de outro. Minhas decisões não resultam em ações. Algo está muito errado no meu interior e sempre tira o melhor de mim (Romanos 7:17-20).

E Paulo continua dizendo, agora numa versão tradicional: "Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.

Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?

Graças a Deus por JESUS CRISTO, nosso SENHOR. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado (Romanos 7:19-20,24).

Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão (1° Coríntios 15:57-58).