A JUSTIÇA DE DEUS


Irmãos; vamos imaginar a seguinte situação:

A família de um amigo foi torturada e morta, o assassino foi preso. Ao ir para julgamento, o juiz o solta sem qualquer punição o bandido porque esse juiz é muito bondoso e misericordioso.

O que seria dito sobre esse juiz?
Que está louco, que é injusto!

O assassino merece ser castigado porque ele é mau. O juiz foi bondoso e amoroso, mas foi injusto.
Do mesmo modo, como Deus pode ser justo e ao mesmo tempo justificar o ímpio? Justificar quer dizer tornar justo.
Deus perdoa nosso pecado e nos torna justos. Quando Ele nos perdoa, todos entendem que Ele é Amor. Mas se Ele é Amor porque perdoa, então Ele não é justo, porque todo pecado merece castigo;

Romanos 6:23 – Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

Ezequiel 18: 4 e 32;
4- Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.
32 - Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei.
Deus perdoa todos os pecados, mas não inocenta o culpado;

Êxodos 34: 6-7;
6 - Passando, pois, o Senhor perante ele, clamou: O Senhor, o Senhor Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade;
7 - Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniquidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniquidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração.

Provérbios 17:15 - O que justifica o ímpio, e o que condena o justo, tanto um como o outro são abomináveis ao Senhor.
Como Deus inocenta e ao mesmo tempo pune?

Salmos 5:5 - Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade.

“Deus odeia o que pratica o mal” (Sl 5:5).
Por quê?

Porque Ele é bom e justo. Se vemos no noticiário que uma criança foi raptada, violentada e depois morta não sentimos revolta contra isso?

Não condenamos tal maldade?

Queremos justiça!
Como Deus é Amor, Ele trabalha naqueles que são alvo da Sua ira. Por causa do Seu amor, Ele segura sua ira justa para dar tempo ao pecador de se arrepender e receber Seu perdão.

Mas onde fica a sua justiça nesse caso?
Deus escolheu derramar toda Sua ira sobre Jesus ao invés de derramar sobre nós. Ele matou Jesus ao invés de nos matar. (Ele Deus permitiu matar Jesus para não nos matar) Jesus nos justificou, nos tornou justos quando nos arrependemos de nossos pecados. (Isaías 53:5-10).

Isaías 53:5-10;
5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
6 - Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.
7 - Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
8 - Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
9 - E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.
10 - Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.

Pouco antes de ser preso, Jesus ficou muito angustiado ao ponto de suar sangue, mas não por medo do sofrimento que os homens iam lhe causar, e sim porque a ira justa de Deus cairia sobre Ele. A ira pelos pecados de toda a humanidade.
Jesus não pagou para o diabo nos libertar. Jesus pagou para Deus. O sacrifício de Jesus satisfez a exigência de justiça de Deus. E por causa disso é que somos perdoados e podemos conhecer o amor de Deus por nós. Deus tratou Jesus como culpado em nosso lugar e separou-se Dele quando estava na cruz, e aí Jesus clamou:

Marcos 15:34 - E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
“Deus meu, porque me desamparaste?” (Mc.15:34).
Jesus teve que ficar separado do Pai por nossa causa, para nos reconciliar com Ele ao morrer. (Rm 8:32).

Romanos 8:32 - Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
Em Jesus, a justiça de Deus foi feita e, assim, Ele pode nos mostrar Seu amor. (Rm 5:8).

Romanos 5:8 – Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
Deus mostrou Sua justiça trazendo a morte, mas mostrou Seu amor no fato que não fomos nós que morremos, e sim Jesus. Então, não podemos desvalorizar nem menosprezar o amor e a justiça de Deus. Devemos temer e nos arrepender para sermos perdoados. (At 3:19).

Atos 3:19 – Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,
Deus tira nossa culpa quando nos arrependemos, mas não tira as consequências do pecado que cometemos. Sofreremos o mal que fizermos; (Cl 3:25).

Colossenses 3:5 - Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
É a maneira de sermos corrigidos por Deus. (Sl 99:8; Jr 7:9-11; Hb 12:5-13).
Salmos 99:8 – Tu os escutaste, Senhor nosso Deus: tu foste um Deus que lhes perdoaste, ainda que tomaste vingança dos seus feitos.

Jeremias 7:9 – 11;
9 - Porventura furtareis, e matareis, e adulterareis, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes,
10 - E então vireis, e vos poreis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Fomos libertados para fazermos todas estas abominações?
11 - É pois esta casa, que se chama pelo meu nome, uma caverna de salteadores aos vossos olhos? Eis que eu, eu mesmo, vi isto, diz o Senhor.

Hebreus 12:5 – 13;
5 - E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido;
6 - Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.
7 - Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?
8 - Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.
9 - Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?
10 - Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.
11 - E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.
12 - Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados,
13 - E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado.

Finalizando

Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. 1 Coríntios 1:25
Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; 1 Coríntios 1:30

Glória a Deus, Amém Senhor. -
NRS23052018


 
NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 04/06/2019
Reeditado em 04/06/2019
Código do texto: T6665008
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.