DEUS não é sonegador

SALMOS 84:11-12

"Porque o SENHOR Deus é sol e escudo; o SENHOR dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente. Ó SENHOR dos Exércitos, feliz o homem que em ti confia".

_____

1. DEUS É SOL:

"Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria". (Malaquias 4:2).

"O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz". (Mateus 4:16).

Éramos cidadãos condenados ao reino das trevas e o SOL DA JUSTIÇA brilhou para nós. CRISTO NOS RESGATOU. Somos livres!

2. DEUS É ESCUDO:

São muitos os que dizem de mim: "Não há em Deus salvação para ele. PORÉM TU, SENHOR, ÉS O MEU ESCUDO, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça". (Salmos 3:2-3).

Para ativar este ESCUDO em nossas vidas, precisamos obedecer a DEUS. Temos de entender que "O caminho de dEle é perfeito; que a palavra dEle é comprovadamente verdadeira; e que Ele é um escudo para todos os que nele confiam". (Salmos 18:30). O plano de DEUS é bem simples. Nós é que complicamos as coisas.

3. DEUS DÁ GRAÇA:

"Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, – pela graça sois salvos". (Efésios 2:4-5).

A graça em nossa vida vai além da salvação, pois atua em nós, diariamente, e nos capacita a alinhar o nosso viver com o querer de DEUS e produzir coisas boas e parar de pecar, "pois somos feitura dele, criados em CRISTO JESUS para boas obras, as quais DEUS de antemão preparou para que andássemos nelas". (Efésios 2:10). Sozinhos não conseguimos mas se confiarmos em DEUS, Ele nos transforma.

A Graça de DEUS nos traz o perdão QUANDO ERRAMOS E NOS ARREPENDEMOS. E, assim como somos perdoados pela Graça que DEUS nos dá, nós podemos dar Graça a outras pessoas, perdoando-as também. OU SEJA, a nossa perspetiva muda: como alguém imperfeito pode exigir vingança contra alguém igualmente imperfeito, SE DEUS, QUE É PERFEITO, perdoou a ambos por inúmeras vezes e por tantos pecados, ao invés de castigá-los? A graça de DEUS nos dá outra chance. A graça de DEUS liberta.

4. DEUS DÁ GLÓRIA:

A Glória, o Caráter e a Pessoa de DEUS nos são revelados de várias maneiras, e precisamos nos aplicar e buscar o conhecimento do SENHOR.

4.1. PALAVRA: DEUS se revela ao ser humano principalmente através da BÍBLIA. "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra". (2° Timóteo 3:16-17). "E, assim, a fé vem pela pregação (pelo ouvir), e a pregação, pela palavra de Cristo". (Romanos 10:17).

4.2. JESUS: Em JESUS temos a maior revelação de DEUS ao homem. "Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles". (Hebreus 1:2-4).

4.3. ESPÍRITO SANTO: O ESPÍRITO SANTO nos revela DEUS diretamente, nos capacitando para entender e aplicar a BÍBLIA em nossas vidas. "Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente". (1° Coríntios 2: 11-12).

4.4. NATUREZA: Todas as coisas criadas nos falam sobre Deus, o Criador. "Porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis. (Romanos 1:19-20).

4.5. IGREJA: DEUS usa crentes imperfeitos para revelar a Graça e o Amor dEle ao ser humano. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim. (João 17:22-23).

5. SENHOR DOS EXÉRCITOS:

Esta citação aparece quatro vezes, só neste Salmo. Como já foi dito nas reflexões dos dias anteriores, o Salmista tem bem definido os papéis no relacionamento DEUS X Homem, quanto a quem manda e quem obedece.

6. NÃO SONEGA BENS AOS QUE ANDAM RETAMENTE:

"DEUS não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?" (Números 23:19).

DEUS tem compromisso com quem tem compromisso com Ele. DEUS NÃO É SONEGADOR! Ele sempre cumpre o que promete.

7. FELIZ QUEM NELE CONFIA:

Aquele que, em meio a intensas lutas e provações, apega-se à fé sem esmorecer, e, mesmo sem jamais tê-lo visto, ama-o SENHOR e nEle confia, NÃO DESISTE… PERMANECE FIRME... e se alegra na esperança de alcançar o que tanto acredita e quer: A SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS. (1° Pedro 1:6-9).

_____

Nós precisamos entender, crer e confiar que DEUS TEM PLANOS MARAVILHOSOS AO NOSSO RESPEITO, E ENVIDAR ESFORÇOS NO SENTIDO DE CONHECÊ-LO CADA VEZ MAIS, PARA QUE POSSAMOS AGRADÁ-LO EM TODOS OS NOSSOS MOMENTOS. Agradar ao SENHOR implica em obedecê-lo, e, obedecendo-o, ELE É FIEL E CUMPRIRÁ TODAS AS PROMESSAS NA VIDA DAQUELES QUE NELE CREEM.