Aplicativos

Todos nós conhecemos o canivete, que é um instrumento cortante bastante comum, tipo navalha, com lâmina dobrável ou retrátil.

Existe um tipo especial de canivete conhecido como CANIVETE SUÍÇO. Ele vem com um monte de ferramentas dentro: Tem a faca, a tesoura, o serrote, a chave de fenda, a lixa, o abridor de lata e de garrafa, o sacador de rolha, tem até umas que a gente nem sabe direito para que serve, mas que devem ser úteis para alguma coisa.

Nesse sentido, o seu celular é o seu "canivete-suiço"! Cada quadradinho que você vê ali na telinha dele é um APLICATIVO!

Os aplicativos são ferramentas que você pode carregar dentro do seu celular. E, como no canivete, tem ferramenta que você usa mais, outras que usa menos, e tem aquelas também que você nem sabe direito para que serve.

O APLICATIVO mais comum nos celulares é a calculadora, se você tem um celular aí, é quase certeza que ele terá uma dessas.

PARA QUE SERVE UM APLICATIVO!?

APLICATIVOS podem ser úteis de diversas maneiras, pois podem ajudar a resolver problemas simples do seu cotidiano como fazer uma conta, podem servir como fonte de pesquisa, pode atualizar as notícias, as fofocas sobre o seu artista preferido, podem te ajudar a encontrar um lugar que você está procurando, podem te colocar em contato direto com pessoas ou com as lojas e serviços que você mais utiliza. POSSIBILITA A LEITURA BÍBLICA e outras literaturas. São infinitas possibilidades.

_____

Assim como o canivete-suíço e o celular, NÓS TEMOS TAMBÉM ALGUNS APLICATIVOS QUE ESTÃO INSERIDOS NO "PACOTE CHAMADO VIDA", AOS QUAIS TEMOS DE NOS DEDICAR, A FIM DE NOS MANTER FIRMES NA NOSSA CAMINHADA E NA NOSSA VIDA CRISTÃ.

PROVÉRBIOS 23:12

"Aplique (APLICATIVO) o coração ao ensino e os ouvidos às palavras do conhecimento".

TIAGO 1:22

"Tornem-se, pois, praticantes (AQUELES QUE APLICAM-SE) da palavra e não somente ouvintes, enganando-se a vocês mesmos.

APLICATIVOS CRISTÃOS:

Provavelmente, se você se aprofundar nessa reflexão, você encontrará outros aplicativos importantes. VOU CITAR APENAS SETE DELES (não, necessariamente, nessa ordem):

1. APLICATIVO DO CONHECIMENTO

"Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita (SE APLICA) de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido". (Salmos 1:1-3).

"O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque você, sacerdote, rejeitou o conhecimento, também eu o rejeitarei, para que não seja sacerdote diante de mim; visto que se esqueceu da lei do seu Deus, também eu me esquecerei de seus filhos". (Oséias 4:6).

"Respondeu-lhes JESUS: Vocês erram, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus". (Mateus 22:29).

Taí, algo que devemos nos APLICAR em todo tempo, como está escrito: "Estas palavras que, hoje, lhe ordeno estarão no seu coração; você as inculcará a seus filhos, e delas falará assentado em sua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-se, e ao levantar-se." (Deuteronômio 6: 6-7).

Seja a Palavra do Senhor o nosso APLICATIVO PARA A VIDA: A Palavra de DEUS. E, a partir dela, DEUS se revela a nós, e outros APLICATIVOS vão sendo desenvolvidos em nossas mentes e corações. Eis alguns deles:

2. APLICATIVO DA SUBMISSÃO

Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. (Romanos 8:14).

"Sujeitem-se, portanto, a Deus; mas resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. Humilhem-se na presença do Senhor, e ele lhes exaltará". (Tiago 4:7,10).

Não há como conhecer a DEUS e não amá-lo; não há como amar a DEUS sem o obedecer; não se pode obedecer a DEUS sem o servir, nem servi-lo sem o seguir. ELE É SENHOR!

3. APLICATIVO DO AMOR

"Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amará o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amará o seu próximo como a si mesmo". (Mateus 22:36-39).

DEUS tomou iniciativa em nos amar e requer a contrapartida nossa nesse relacionamento com Ele: AMÁ-LO SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS. O AMOR deve permear o nosso viver.

4. APLICATIVO DA GRAÇA

"Porque, se perdoarem aos homens as suas ofensas, também o seu Pai celeste lhes perdoará; se, porém, não perdoarem aos homens [as suas ofensas], tampouco o seu Pai os perdoará as suas ofensas". (Mateus 6:14-15).

A Graça de DEUS nos alcançou com um presente altamente favorável (FAVOR IMERECIDO), em que, se nos arrependemos dos nossos pecados somos perdoados. E, assim, como fomos alvos desse favor divino, agora, podemos também compartilhar (APLICAR) a Graça com as outras pessoas, perdoando-as quando nos ofendem.

5. APLICATIVO DA MISERICÓRDIA

"Amem, porém, os seus inimigos, façam o bem e emprestem, sem esperar nenhuma paga; será grande o seu galardão, e serão filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sejam misericordiosos (APLIQUEM A MISERICÓRDIA) como também é misericordioso o seu Pai. Não julguem e não serão julgados; não condenem e não serão condenados; perdoem e serão perdoados; deem, e dar-se-lhes-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente lhes darão; porque com a medida com que tiverem medido lhes medirão também". (Lucas 6: 35-38).

Em vez de nos dar o que merecemos, Deus tem demonstrado misericórdia repetidas vezes, não para tirar a nossa responsabilidade, mas para nos dar uma chance de nos arrependermos e sermos salvos.

6. APLICATIVO DA UNIÃO

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos". (Atos 2:42, 44, 46-47).

DEUS AMA E QUER A UNIÃO, A COMUNHÃO PLENA EM TODAS AS SUAS FACETAS: O POVO JUNTO EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS, FAVORÁVEIS OU NÃO.

Nesses ambientes de AGRADÁVEL UNIÃO, DEUS SE MANIFESTA COM BÊNÇÃO, COM VIDA.

"Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre". (Salmos 133:1,3b).

7. APLICATIVO DA MISSÃO

Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! (Romanos 10: 13-15).

Anuncie entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas. Diga entre as nações: Reina o SENHOR. Ele firmou o mundo para que não se abale e julga os povos com eqüidade. (Salmos 96:3,10).

Anunciar o Evangelho não é uma opção, é um mandamento EM QUE DEVEMOS NOS APLICAR. Se você foi salvo e restaurado por Jesus, você é chamado para anunciar as Boas Novas do Evangelho. Isso não deve ser um peso, pois IR A TODO O MUNDO E PREGAR O EVANGELHO, FAZER DISCÍPULOS E OS BATIZAR deve ser um desejo que - da parte de DEUS - surge naturalmente nos nossos corações.

QUE ESSES APLICATIVOS ARDAM EM NOSSO VIVER E QUE SEJAM ATUALIZADOS ININTERRUPTAMENTE.