Jaboticabeira, Aboboreira, Melancieira e Videira

A PARÁBOLA DO SEMEADOR

(MATEUS 13:3-23)

_____

Falar sobre um tema que já foi interpretado pelo próprio SENHOR JESUS, quando dirimiu dúvidas que pairavam junto aos discípulos, é algo que requer, especialmente de mim, muito temor.

Na parábola em questão percebo que, de certa forma, pode ter havido algum prejuízo material nesse contexto, pois:

1. Parte das sementes caíram à beira do caminho, foi pisada e comida pelas aves;

2. Outra porção delas caiu sobre a pedra, em pouca terra, cresceu em pouca umidade, não resistiu e secou-se;

3. Teve, também, aquelas que caíram em meio a espinhos e foram por eles sufocadas.

Vemos que somente uma parte das sementes caiu em terra boa e estas produziram em 30, 60 e 100 por um.

Sobre as três primeiras partes, teria havido ali uma falta de zelo, um descuido, um despreparo do semeador!? Ou será que alimentar as aves com as sementes que se perderam era propósito de DEUS!?

Quanto às que caíram sobre a pedra e em pouca terra, e, embora tenham germinado, não resistiram ao calor e secaram-se, será que não somos nós mesmos que provocamos as "intempéries", quando, por ansiedade, não aguardamos o devido tempo do processo e, inadvertidamente, desenterramos as sementes para ver como estão indo as coisas e, até, quem sabe, de alguma maneira, tentar ajudar e acelerar a germinação!?

No tocante às que caíram em meio a espinhos, sendo sufocadas, será que nós mesmos não estamos atuando como espinhos e sufocando as sementes, sendo exigentes com os resultados, pressionando o tempo todo, não respeitando o tempo de cada uma delas!? Lembremos que, conforme interpretado por JESUS, SEMENTE É A PALAVRA DE DEUS e A TERRA SÃO OS CORAÇÕES HUMANOS.

Por fim, temos a parte que caiu em boa terra e produziu a CEM, SESSENTA e TRINTA por UM. As três produções aconteceram em terra boa, no tempo oportuno, tudo cooperando, e, no entanto, foram diferentes: (30, 60 e 100). POR QUE SERÁ!?

As pessoas são diferentes e cada qual possui o seu potencial.

EXEMPLOS:

- Uma Jaboticabeira produz o fruto dela na alta. Em todo e qualquer espaço nasce um exemplar. EM QUAL OUTRA PLANTA VEMOS ISSO OCORRER!?

Vejamos a Aboboreira e a Melancieira! DEITADAS, COMO QUEM NÃO QUER NADA, BEM NA DELAS, MUITO DE BOAS, PRODUZEM GRANDES FRUTOS, mas não na proporção da Jaboticabeira. E os frutos delas duas, embora o processo seja bem parecido, não são iguais.

E as Videiras, parecem-nos como quem está relaxando "em redes" suspensas, e produzem em abundância também.

Se a minha capacidade de produção é 30, este é o meu 100%, e não adianta me pressionar, pois não conseguirei ir além disso; o mesmo ocorre com os outros de capacidades 60 e 100. Eles também não irão além dos 100% que têm condições de produzir. Não podemos exigir das pessoas que elas sejam iguais a gente. Há pastores que, pelos frutos deles, eu caminharia facilmente com eles, entretanto, marchar no ritmo específico deles é outra conversa. É sábio observar e respeitar as individualidades nas etapas do processo.

Em uma semeadura, necessário é que nos cerquemos de alguns cuidados, dentre os quais estão:

1. A semente é de boa qualidade!?

- No contexto, não repousa nenhuma dúvida, já que a SEMENTE em questão é a PALAVRA DE DEUS.

2. O fornecedor é confiável!?

- O FORNECEDOR não possui mancha alguma. Nada há que possa O desacreditar. ELE É O PRÓPRIO DEUS, JUSTO, FIEL E, INIGUALAVELMENTE, CONFIÁVEL.

3. A terra foi preparada!?

- O ESPÍRITO SANTO está à frente dessa demanda, POIS PERTENCE A ELE CONVENCER O HOMEM DO PECADO, DA JUSTIÇA E DO JUÍZO, e nós, enquanto Igreja e Corpo do SENHOR, que é a Cabeça a nos orientar, temos o nosso papel a cumprir. ORANDO, ESTAREMOS CUIDANDO DO TERRENO EM QUE SERÁ LANÇADA A SEMENTE. Quaisquer que sejam as intervenções evangelísticas, necessário é que OREMOS A DEUS, A FIM DE SERMOS COMO FLECHAS POR ELE ATIRADAS, EM COMPLETA DEPENDÊNCIA, CONVICTOS DE QUE AQUELE QUE MANUSEIA O ARCO JAMAIS ERRA O ALVO, POSTO QUE A PALAVRA DELE NÃO TORNARÁ VAZIA SEM CUMPRIR O QUE POR ELE FOI DESIGNADO FAZER.

4. O semeador é bom!?

- QUANDO O SEMEADOR É GUIADO PELO SANTO ESPÍRITO, este é um SEMEADOR CAPACITADO. A parceria entre o ESPÍRITO SANTO e a Igreja é sempre bem sucedida.

5. Este é o tempo certo para se plantar!?

- No processo secular, temos de considerar as estações e os devidos tempos para os plantios, respeitando as peculiaridades de cada espécie. Se não for tempo oportuno, o resultado não será o pretendido. Entretanto, ESPIRITUALMENTE FALANDO, em 2° Timóteo 4:2, a Palavra de DEUS assim nos diz: "Prega a Palavra, insiste a TEMPO E FORA DE TEMPO, aconselha, repreende e encoraja com toda paciência e sã doutrina".

Então, o Povo de DEUS precisa andar sobre a Palavra do SENHOR, e se submeter a Ela. "Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento [este é DEUS] também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça". (2° Coríntios 9:10).

Tudo tem a ver é com Ele. Nada tem a ver com a gente.

[Esta é a Vontade de DEUS para nós: que sejamos frutíferos] [Aquele que se submete ao Senhor] "...é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido". (Salmos 1:3).

Se nos entregarmos à Vontade de DEUS; e fizermos tudo do jeito dEle e não do nosso jeitinho, ELE FARÁ COM QUE SEJAMOS FRUTÍFEROS NO SEU REINO, porque esta é a Vontade dEle.

A completa dependência nossa em DEUS é que nos garante o sucesso na caminhada, portanto, "conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva de inverno, como chuva da primavera (serôdia) que rega a terra". (Oséias 6:3).