A PALAVRA de DEUS

JOSUÉ 1:7-8

Tão-somente sê forte e mui corajoso PARA TERES O CUIDADO DE FAZER SEGUNDO TODA A LEI que meu servo Moisés te ordenou; DELA NÃO TE DESVIES, NEM PARA A DIREITA NEM PARA A ESQUERDA, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não desses de falar deste Livro da Lei; antes, MEDITA NELE DIA E NOITE, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.

_____

- Para viver segundo a Lei, é preciso ser forte e corajoso;

- Para ser bem-sucedido, não se pode desviar da Lei;

- Para que sejamos prósperos e bem-sucedidos, temos de meditar na Lei dia e noite e obedecê-la em tudo.

Algo ficou bem claro neste texto: para que funcionemos bem e tenhamos um desempenho a contento, necessário é que vivamos os nossos dias de acordo com a orientação do MANUAL DE FUNCIONAMENTO DO SER HUMANO: A BÍBLIA. É nela que encontramos as respostas às maiores perguntas da vida:

- De onde eu vim!?

(Fabricante / CRIADOR );

- Por que estou aqui!?

(Utilidade / PROPÓSITO);

- Para onde irei!?

(Lixão "descarte" / CÉU ).

A Bíblia é inspirada por DEUS (2° Timóteo 3:16), e Ele é o mais importante relacionamento que podemos ter. Ele nos criou e sabe os pormenores de tudo aquilo que precisamos, e tem planos e pensamentos maravilhosos ao nosso respeito (Jeremias 29:11). O SENHOR tem sempre o melhor para você e para mim.

A Bíblia tem para nós a maior promessa do mundo: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". (João 3:16).

O propósito da Palavra de DEUS é nos tornar sábios para a Salvação pela fé em CRISTO (2° Timóteo 3:25).

Nela temos tudo que precisamos para uma vida de piedade pelo conhecimento daquele que nos chamou, e para que possamos escapar da corrupção mundana. (2° Pedro 1:3,4).

Ela produz vida. O próprio SENHOR JESUS declarou: "... As palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida". (João 6:63b).

A Palavra do SENHOR é criativa. "Os céus por sua palavra se fizeram, e, pelo sopro de sua boca, o exército deles. Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir". (Salmos 33:6,9).

Do nada, DEUS fez todas as coisas. Se queremos ser instrumentos grandemente usados pelo SENHOR, temos de reconhecer que nada somos diante da Grandeza dEle. Precisamos reconhecê-lo e depender dEle em todos os nossos caminhos.

A Palavra de DEUS é como Água. Nós iniciamos a nossa caminhada no Reino de DEUS já totalmente "lavados" pela Palavra: Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. (João 15: 3-4a).

DEUS requer de nós que entremos e permaneçamos no Processo de Santificação, pois é a Palavra que nos mantém limpos, livres do pecado: "De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. (Salmos 119:9,11).

Ela é, também, Luz para as nossas vidas: "Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia (luz) que brilha em lugar tenebroso (escuro), até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração". (Pedro 1:19). É um processo e, nesse processo, DEUS - a cada momento - vai se revelando mais e mais a nós.

Ela dá entendimento em um mundo de trevas: "O mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos". (Salmos 19:8b);

"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos. A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples". (Salmos 119:105,130).

A Palavra de DEUS é comida espiritual: O próprio SENHOR JESUS disse que, como está escrito, "não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus". (Mateus 4:4).

Ela produz crescimento: "Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação". (1° Pedro 2: 2-3a).

A Palavra de DEUS é uma semente: Parábola do Semeador. (Lucas 8:14,15). E o propósito de DEUS é que Ela caia em boa terra e que, assim, sejamos produtivos para o Reino.

Ela é como uma espada: "Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus". (Efésios 6:17). O SENHOR JESUS, quando foi tentado, desembainhou e usou muito bem a espada.

Ela nos auxilia na oração: "Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito". (João 15:7).

Ela nos chama para o alinhamento entre as nossas vontades e a Vontade de DEUS, em que deverá prevalecer sempre a Vontade de DEUS para as nossas vidas.

A Palavra de DEUS é Poderosa em nós: "Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha". (Mateus 7: 24-25). Ela nos leva a permanecer firmes e inabaláveis, independentemente das circunstâncias.

REAFIRMANDO: PARA QUE FUNCIONEMOS BEM, PRECISAMOS CONHECER E SEGUIR AS ORIENTAÇÕES CONTIDAS NO NOSSO MANUAL.