O bom combate

2° TIMÓTEO 4:7

Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. (2° Timóteo 4:7).

_____

O que seria o BOM COMBATE!? Não creio que o Apóstolo Paulo estivesse falando, literalmente, sobre uma batalha do tipo militar, mas, o que, de fato, ele tentava demonstrar com essa declaração era que reconhecia, nele, UMA VIDA BEM VIVIDA AO SERVIÇO DE DEUS.

Na primeira carta que escreveu a Timóteo, o Apóstolo assim diz: "Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate, mantendo FÉ e BOA CONSCIÊNCIA, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé. (1° Timóteo 1:18-19).

Então vemos que o bom combate diz respeito a um VIVER ALINHADO COM A VONTADE DO SENHOR e tem a ver com duas bases principais:

1. FÉ: Para que construamos uma carreira agradável ao SENHOR, necessária é a FÉ, posto que, "De fato, sem fé é impossível agradar a DEUS, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de DEUS creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam". (Hebreus 11:6).

2. BOA CONSCIÊNCIA (TEMOR): Em 1° João 4:18, temos: "No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor".

Então, não há que se falar em medo de DEUS, mas de reverência à Grandeza e Santidade dEle. O temor de DEUS não é o mesmo que o medo de um tirano ou de um ditador. Não precisamos temer a ira dEle, a menos que temamos punição devido a uma MÁ CONSCIÊNCIA e falta de arrependimento de um coração impenitente. (Romanos 2: 5-9).

"O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência". Provérbios 9:10). E, "Se, porém, algum de nós necessita de sabedoria, peça-a a DEUS, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. (Tiago 1:5).

Esse bom combate descreve uma imagem do que deve ser a vida do cristão, o seu comportamento, e a perseverança na fé. São as escolhas com que temos de lidar, e, também, essa liberdade que nos foi dada faz com que cada vez mais tenhamos que decidir qual rumo dar às nossas vidas e a qual caminho trilhar. O bom cristão, desejoso de combater o bom combate, deve seguir fiel ao ensinamento CRISTO JESUS e imitá-lo. Certo é que, a esse processo, o autor da carta o chama de "combate". O final desse combate é que definirá ser ele "bom" ou "mau". OS FRUTOS REVELARÃO A ÁRVORE A QUE PERTENCEM. Combater o bom combate é se esforçar para agradar a DEUS em todos os nossos momentos de peregrinação por aqui.

Há, pelo menos, quatro pontos a serem considerados pelo combatente:

1. QUEM É O SEU COMANDANTE NESSE COMBATE - A Palavra de DEUS nos afirma que o SENHOR JESUS CRISTO combateu o MAIS EXCELENTE COMBATE, o qual reescreveu a história da humanidade, pelo Caminho Mais Excelente do AMOR, e, tendo vencido, Ele nos fez mais que vencedores. Isso quer dizer que, se permanecermos sob o comando dEle, você e eu já somos vitoriosos em todas as batalhas.

2. QUAL É O PROPÓSITO DO COMBATE - O Mais Excelente Combate de CRISTO JESUS, teve como propósito RESGATAR A HUMANIDADE DO IMPÉRIO DAS TREVAS: Para consumar esse propósito, “DEUS amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único filho, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna. DEUS não se deu ao trabalho de enviar seu Filho apenas para poder apontar um dedo acusador e dizer à humanidade como ela é má. Ele veio para ajudar, para colocar o mundo nos eixos outra vez. Quem confiar nele será absolvido, mas quem não confiar terá sobre si, sem o saber, uma sentença de condenação; E por quê? Porque não foi capaz de crer no único Filho de DEUS quando este lhe foi apresentado". (João 3:16-18 - Biblia A Mensagem).

CRISTO, O FILHO DE DEUS, SEJA A NOSSA BANDEIRA.

3. QUAIS SÃO OS PARCEIROS DO COMBATE - Do lado de quem estamos combatendo!? Todos estão no mesmo pensamento e propósito!? TODOS CRÊEM, ESTÃO ALINHADOS E OBEDECEM AO COMANDANTE!? Será que estamos mesmo do lado certo!? PRECISAMOS NOS PRECAVER CONTRA O "FOGO AMIGO".

4. QUAIS SÃO OS ADVERSÁRIOS DO COMBATE - Temos de estar convictos de que "a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomemos toda a armadura de DEUS, para que possamos resistir no dia mau e, depois de termos vencido tudo, permanecermos inabaláveis". (Efésios 6:12-13).

ENQUANTO refletia, lembrei-me do hino abaixo:

O Estandarte

Hinário: Cantor Cristão

O estandarte desta igreja

Levantemos sem temor!

Ela é a muito amada esposa

Do bendito Salvador.

É Jesus o comandante

Verdadeiro, que a conduz.

Somos nós os seus soldados,

Nesta igreja de Jesus.

Resolutos, avançai,

Trabalhando por Jesus!

O estandarte levantai,

Espalhando a sua luz!

Ó igreja, dediquemos

Nossos corpos ao Senhor!

Não devemos ser escravos

Do sagaz enganador.

As riquezas são-nos dadas

Pela terna mão real,

E o Senhor do céu observa

Se fazemos bem ou mal.

Graça e glória a Ti pertencem,

Ó esposa do Senhor!

Sê então um instrumento

De salvar o pecador;

Pois até os fins do mundo

Cristo mesmo reinará,

E o domínio do evangelho

Toda a terra abrangerá.

_____

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do SENHOR, sabendo que, no SENHOR, o vosso trabalho não é vão. (1° Coríntios 15:58).