O caminho traz amadurecimento

Qual é o propósito correto das emoções? Por que Deus criou as emoções? A emoção tem três componentes. A primeira parte é a subjetiva. É aquela parte que ninguém está vendo. Só você está sentindo. A segunda parte é a fisiológica. Tem a ver com o nosso corpo. É aquela parte que nos faz respirar mais profundo quando estamos desapontados. A terceira parte é a expressiva. É aquilo que fazemos ou falamos. Essa nós temos como controlar.

Têm coisas que precisamos administrar em nossos sentimentos. Um exemplo é a raiva. A mulher explode de raiva três vezes por semana. O homem explode seis. A mulher demora a deixar passar aquelas emoções. A mulher sente raiva de pessoas. O homem sente de coisas. A mulher demonstra verbalmente. O homem explode a sua raiva fisicamente. Estudos mostram que solteiros explodem de raiva duas vezes mais que casados. O lugar mais comum é na sua casa porque são as pessoas que estão próximas a vocês. Existem 51 doenças que só se manifestam por causa da raiva.

A emoção tem três propósitos:

1° A emoção ajuda a agir corretamente. A tristeza que sentimos quando fazemos algo errado ajuda a nos arrependermos.

2° Ajuda a tomar decisões. As nossas decisões têm um aspecto emocional. Quando as emoções estão alinhadas com a Palavra de Deus nós teremos condições de tomar decisões corretas.

3° Ajuda a entender o próximo e a ser entendido. Se eu nunca me entristeci eu não vou saber como lidar com uma pessoa triste. A minha emoção vai dar uma sinalização a alguém de como eu estou. Isso se chama empatia.

Deixar algo sair da sua boca sem refletir antes sobre o que irá dizer, pode lhe impedir de entrar naquilo que Deus tem para a sua vida. Cada palavra que sai da minha boca tem um peso específico. Precisamos aprender sobre exibicionismo emocional.

Nunca deixe as emoções te dominarem; nunca tome uma grande decisão quando estiver afetado, mesmo que momentaneamente, por alguma emoção. Controle-as ou elas o controlarão.

Temos a responsabilidade de preservar a alma e o espírito. Nossos espírito foi recriado. Muitas vezes, não sabemos lidar com as emoções. Precisamos aprender a dominar completamente as nossas emoções.

Somos os donos das nossas emoções. Nós podemos controlar o que estamos sentindo. Sem o entendimento destes princípios ficaremos estacionados. O nosso chamado não vai ser desenvolvido.

Brunno Nabuco
Enviado por Brunno Nabuco em 21/07/2019
Código do texto: T6701125
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.