Venha o teu Reino

MATEUS 6:9-13

Vocês, orem assim: Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. VENHA O TEU REINO; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

_____

PAI NOSSO: DEUS nos chama para sermos uma família; Ele, o nosso Pai e nós, irmãos uns dos outros e filhos dEle;

QUE ESTÁS NOS CÉUS: Assim como uma galinha junta os pintinhos sob as suas asas, DEUS vai nos manter para sempre juntos na Presença dEle. Ele nos quer no Céu; e ninguém vai para o Céu de qualquer maneira. O Céu não é para qualquer um;

SANTIFICADO SEJA O TEU NOME: DEUS requer que sejamos separados para Ele; que produzamos frutos de Santificação; que sejamos Santos como Ele é Santo; que abandonemos a vida pecaminosa, a fim de que possamos habitar com Ele, no Esconderijo do Altíssimo, eternamente;

VENHA A NÓS O TEU REINO: Agora, DEUS nos chama a sermos cidadãos e cidadãs do Reino; a assumirmos e cumprirmos o papel que nos cabe.

É sabido que existem dois Reinos:

1. REINO DE DEUS

Em Romanos 14:17, temos: "Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas JUSTIÇA, e PAZ, e ALEGRIA NO ESPÍRITO SANTO". Esta é a proposta do Reino de DEUS. Nós devemos ser promotores e multiplicadores de JUSTIÇA, PAZ e de ALEGRIA NO ESPÍRITO SANTO. Nós temos esses três itens e muito mais no SENHOR e podemos, então, ministrá-los aos outros.

2. REINO DAS TREVAS

Em 1° Pedro 5:8, temos: "Sejam sóbrios e vigilantes. O diabo, nosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar". Esta é a proposta do Reino das Trevas, voltada para o ROUBO, a MORTE e a DESTRUIÇÃO.

Ao contrário disso, o Reino do SENHOR JESUS CRISTO gera VIDA EM ABUNDÂNCIA. Enquanto CRISTO - o bom pastor - entrega a própria vida por suas ovelhas, o mercenário - que não é pastor e não detém a propriedade das ovelhas - diante da aproximação do lobo, abandona o rebanho e foge. Ele sacrifica as ovelhas". (João 10:10-12).

POR CAUSA DO PECADO, todos os homens e mulheres nascidos no mundo são nascidos no Reino das Trevas, sob o senhorio de Satanás.

Só há um caminho de saída do Reino das Trevas: A Morte; e só há um caminho de entrada no REINO DE DEUS: O Novo Nascimento.

"Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu Amor (CRISTO) no qual temos a redenção, a remissão dos pecados". (Colossenses 1:13-14).

Assim sendo, JESUS se tornou para nós esses dois caminhos, pois Ele morreu a nossa morte e, ao mesmo tempo, fez-se o novo nascimento para os que crêem.

A expressão “VENHA O TEU REINO” precisa ser bem compreendida, pois ela deve vir acompanhada de um ATO DE RENDIÇÃO ao Senhorio de DEUS. Nós precisamos de nos submeter a CRISTO. Ou seja, temos de nos entregar e fazer convergir todos os nossos caminhos à SOBERANIA DIVINA, "porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém"! (Romanos 11:36). NADA TEM A VER CONOSCO!

A condição de filhos de DEUS nos leva a refletir sobre duas perspectivas:

1. PERSPECTIVA DE DEUS PARA O HOMEM - é bem confortável para nós posar de filho de DEUS e usufruir de todas as benesses sem ter comprometimento algum com o Reino. Isso significa atentar só para os "direitos" que acreditamos possuir e virar as costas para os deveres e obrigações que dizem respeito a nós, sobre os quais nem queremos ouvir falar.

2. PERSPECTIVA DO HOMEM PARA DEUS - entendemos ser necessário nos submeter, e, nesse sentido, esforçamo-nos para assumir e cumprir o nosso papel como cidadão e/ou cidadã do Reino.

O Apóstolo Paulo escreveu algo que define bem qual deve ser a nossa posição no Reino de DEUS: "Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim". (Gálatas 2:20a). Isso requer de nós que olhemos para CRISTO em todos os momentos e façamos todas as coisas conforme Ele nos manda, pois "sem Ele, nada podemos fazer". (João 15:5b).

Isso nos faz refletir, ainda, sobre quem é que está governando (quem dá as ordens): É DEUS QUE GOVERNA! Ele manda e o nosso papel é obedecer. ELE É O REI e O REINO É DELE; O REINO NÃO É NOSSO! O SENHOR JESUS não nos ensinou a orar: “venha o meu reino”, mas, sim, “VENHA O TEU REINO”.

O mundo tenta nos seduzir com os seus banquetes, mas temos aprendido que os valores do Reino de DEUS é que devem ser a nossa prioridade. Precisamos "buscar em primeiro lugar o Reino de DEUS e a sua Justiça". (Mateus 6:33a).

Portanto…

"Tudo quanto fizerem, façam-no de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que receberão do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que vocês estão servindo". (Colossenses 3:23-24).

Lembrando que, "aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando". (Tiago 4:17).