Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores

MATEUS 6:9-13

Vocês, orem assim: Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. PERDOA AS NOSSAS DÍVIDAS, ASSIM COMO PERDOAMOS AOS NOSSOS DEVEDORES. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

_____

1. PAI NOSSO: DEUS nos chama para sermos uma família; Ele, o nosso Pai e nós, irmãos uns dos outros e filhos dEle;

2. QUE ESTÁS NOS CÉUS: Assim como uma galinha junta os pintinhos sob as suas asas, DEUS vai nos manter para sempre juntos na Presença dEle. Ele nos quer no Céu; e ninguém vai para o Céu de qualquer maneira. O Céu não é para qualquer um;

3. SANTIFICADO SEJA O TEU NOME: DEUS requer que sejamos separados para Ele; que produzamos frutos de Santificação; que sejamos Santos como Ele é Santo; que abandonemos a vida pecaminosa;

4. VENHA A NÓS O TEU REINO: DEUS nos chama a ser cidadãos e cidadãs do Reino; a assumir e cumprir o papel que nos cabe;

5. SEJA FEITA A TUA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU: para que, de fato, vejamos o Céu descer aqui na terra, e o experimentemos, já - aqui e agora - necessário é que alinhemos as nossas vontades à VONTADE DE DEUS;

6. DÁ-NOS HOJE O NOSSO PÃO DE CADA DIA: Quando oramos, pedindo A DEUS o nosso pão de cada dia, demonstramos a DEPENDÊNCIA que temos dEle na provisão daquilo que precisamos para saciar a nossa fome, porém, essa dependência vai além das refeições, pois abrange todas as áreas do nosso viver;

7. PERDOA AS NOSSAS DÍVIDAS, ASSIM COMO PERDOAMOS AOS NOSSOS DEVEDORES: Tendo a Cruz como um marco, nós somos pós cruz e os discípulos, à época em que o SENHOR JESUS ensinou esse modelo de oração, viviam em uma época anterior à cruz. Penso que, talvez, pelo menos alguns deles não tinham o entendimento completo da obra que CRISTO veio realizar. Se, para nós, o Plano da Salvação já foi consumado e conhecemos todos os detalhes deste fato, para eles, o sacrifício na cruz ainda estava por ser consumado lá no Calvário.

Ou seja, para os discípulos - em um certo sentido - o peso do pecado, talvez, fosse maior, porque o Sangue Redentor do Cordeiro Santo de DEUS ainda não tinha sido derramado. Eles - OS CONTEMPORÂNEOS DE CRISTO - tiveram o privilégio da presença física dEle (eles o viram, e o ouviram, e o tocaram, e puderam sentir o cheiro dEle, etc., diariamente), porém, o sacrifício vicário ainda estava por acontecer. NÓS, PORÉM, TEMOS A REVELAÇÃO DA GRAÇA E SABEMOS O ALTO PREÇO QUE FOI PAGO PARA QUE SEJAMOS LIVRES, PARA QUE TENHAMOS O PERDÃO. Os discípulos, então, andavam lado a lado com CRISTO, e, na Pessoa dEle, tinham o Pai lado a lado em todos os dias. Já, nós, na Pessoa do SANTO ESPÍRITO, que nos fez templo (casa) dEle, temos o Pai habitando - fazendo morada em nós.

Acredito que em ambas as circunstâncias, tudo é questão de postura pessoal diante das promessas que foram liberadas para nossas vidas. Temos conhecimento dos propósitos que levaram o SENHOR à cruz, e o que fazemos com este conhecimento definirá qual é a escolha nossa: TEMOS DE ADOTAR UM ESTILO DE VIDA COERENTE COM A FÉ QUE PROFESSAMOS. PRECISAMOS EXERCITAR A NOSSA FÉ, VIVENDO DE FORMA CONTRÁRIA AO SISTEMA MUNDANO, E ABOMINAR O PECADO. Necessário é que nos arrependamos dos nossos pecados, a fim de que o perdão seja ativado em nossas vidas, e sejamos lavados e remidos da condenação que deles decorrem.

Mas, para que esse milagre da redenção ocorra e tenhamos uma nova vida e nos tornemos cidadãos e cidadãs do Reino dos Céus, como filhos e filhas de DEUS, é preciso crer, "porque DEUS amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, (EXATAMENTE) para que TODO O QUE NELE CRÊ não pereça, mas tenha a vida eterna. Quem nele crê não é julgado; O QUE NÃO CRÊ JÁ ESTÁ JULGADO, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus". (João 3:16,18).

Agora, se cremos que fomos perdoados, pesa sobre os nossos ombros a responsabilidade de, também, perdoar aqueles que nos ofenderam. Se, de fato, recebemos perdão, temos perdão para dar e não podemos negá-lo. NÓS SOMOS PERDOADOS DE ACORDO COM O PERDÃO QUE LIBERAMOS PARA OS OUTROS. A premissa é: Perdoa-nos na mesma medida que liberamos perdão a quem nos ofendeu. Talvez, até tenhamos de fazer como os apóstolos fizeram:

"Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe. Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé". (Lucas 17:3-5). PODE OCORRER DE, COMO ACONTECEU COM ELES, NÓS TAMBÉM PRECISEMOS DE CLAMAR POR MAIS FÉ.

Em Mateus 28:21,22 está escrito: "Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete".

O "70 X 7" vem nos mostrar que o perdão de DEUS, é inesgotável, mas está condicionado à nossa disposição interior de, também, perdoar os outros. Mostra-nos também que até o perdão concedido por DEUS pode ser revogado, se não soubermos perdoar a quem nos ofende. O SENHOR quer nos ensinar que SÓ RECEBERÃO A MISERICÓRDIA DIVINA aqueles que forem misericordiosos com os outros. No evangelho de Marcos 11:25, temos: “Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas".

O ato de perdoar é fundamental para nós, pois só teremos uma vida plena no SENHOR, a partir do exercício do perdão. Há, inclusive, estudos que apontam o surgimento de doenças motivado pela falta de perdão. A RECONCILIAÇÃO HORIZONTAL - de homem para homem - REVELA SE A RECONCILIAÇÃO VERTICAL - nesse caso: de DEUS para o homem - PERMANECERÁ OU NÃO EM NOSSAS VIDAS.

Aquele que não pratica o perdão, dentre outras coisas:

1. Não pode trazer sua oferta ao altar (Mateus 5:23-24);

2. Não pode ser perdoado (Mateus 6:14-15);

3. É entregue aos verdugos e flageladores da consciência (Mateus 18:23-35);

4. E, por fim, aquele que não perdoa não poderá orar da forma ensinada por JESUS: PERDOA AS NOSSAS DÍVIDAS, ASSIM COMO PERDOAMOS AOS NOSSOS DEVEDORES, porque isso será uma mentira; e sabemos quem é o pai da mentira: o Diabo. A QUAL FILIAÇÃO QUEREMOS PERTENCER!? Não podemos ceder às tentações… (E este será o tema do próximo encontro).