POR QUE PAULO CHAMOU JESUS DE PRIMOGÊNITO DE ENTRE OS MORTOS?

Irmão, Por que o apóstolo Paulo chamou Jesus de primogênito de entre os mortos se Jesus Cristo ressuscitou e não ficou morto?
Irmãos, algumas expressões da Bíblia exigem que meditemos outros versículos e significados citados em outros livros da Bíblia para que consigamos entendê-las. Por isso é importante estudarmos toda a Bíblia e não apenas alguns únicos livros, ou versículos isolados.
(1) O versículo onde Paulo menciona essa expressão é;
Colossenses 1:18 – E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. (ou primazia)
Alguns versículos antes Paulo descreve a glória de Cristo. Ele começa falando que Jesus é o primogênito de toda a criação;
Colossenses 1:15 – O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
Explicando sobre isso nessa meditação:
O que significa primogênito. Depois fala sobre todas as coisas sendo criadas por meio de Cristo e para Ele;
Colossenses 1:16 – Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
Paulo lembra que Cristo é antes de todas as coisas e sustenta todas as coisas;
Colossenses 1:17 – E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
(2) Quando Paulo diz que Cristo é o primogênito de entre os mortos tem a intenção de explicar algo grande sobre Jesus. Sabemos que primogênito, dentro da Bíblia, é aplicado para designar o primeiro filho de um casal.
Na cultura judaica esse primeiro filho recebia até mesmo uma porção a mais de herança, pois tinha a responsabilidade de substituir o pai na liderança da família. É o significado mais importante da expressão primogênito.
(3) No entanto, no versículo de Paulo, primogênito de entre os mortos aponta não para um nascimento humano, para um primeiro filho morto de um casal, mas para Cristo como o primeiro de entre os mortos a vencer a morte. O importante para Paulo aqui é na ressurreição de Jesus, na vitória Dele sobre a morte. Essa vitória Dele sobre a morte abriu caminho para a nossa vitória também (daí ser chamado de primogênito de entre os mortos, indicando que outros também venceriam). Ele foi o primeiro a realizar tal obra, teve a primazia nisso, como em todas as coisas! Jesus destruiu esse inimigo, que é chamado na Bíblia de o último inimigo:
1 Coríntios 15:26 - Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte.
(4) Por fim, entendemos que Paulo deseja demonstrar a grandeza da glória de Cristo em todos os aspectos, tanto de quem Ele é, do que Ele fez e da forma como fez. Jesus venceu plenamente cada etapa de Sua missão e, vindo em forma humana, nos trouxe a esperança de que, junto Dele, também, como Ele, seremos cada um a seu tempo, vitoriosos também sobre a morte que virá sobre nós.
Finalizando
Meditando
Atos 2:32-35;
32 - Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas.
33 - De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
34 - Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita,
35 - Até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.
***
Filipenses 4:23 - A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com vós todos. Amém.

Glória a Deus, Am
ém Senhor. - NRS31052018
NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 29/08/2019
Reeditado em 29/08/2019
Código do texto: T6732296
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.