SOLIDÃO NO CASAMENTO

_“De madrugada, em meio a escuridão, Jesus levantou-se, saiu da casa e retirou-se para um lugar deserto, onde ficou orando”_ – Mc 1:35. Ficar sozinho e estar sozinho era uma rotina que Jesus cumpria sempre que podia, isto não era um meio dEle se livrar de ninguém. Seu isolamento se dava porque precisava conversar com o Pai no secreto, uma necessidade que todos nós deveríamos ter. Por perdermos este costume é que os nossos dias se tornaram mais difíceis.

Sempre acreditei que todo afastamento é por algum motivo, que ninguém se torna incomunicável sem razão. Jesus, quando se isola não é com nenhum pretexto de se afastar de ninguém, mas para orar. Ele era impulsionado a isto já que a oração era a mola que o incentivava, estimulava e o impulsionava a querer estar perto do Pai.

Então, diante do exemplo de Jesus percebemos que todos nós precisamos de um momento a sós, por isso é muito importante que o cônjuge saiba respeitar este momento em vez de julgar. No entanto, este isolamento não pode em hipótese nenhuma se tornar frequente.

Pergunto: Você já reparou que ninguém separa por tropeçar em uma montanha? Todas as separações são por motivos pequenininhos, que se tornam em um monstro. Por quê? Porque a comunicação é pequena dentro de casa, enquanto cada um vai vivendo em seu mundo as pequenas mazelas vão crescendo, crescendo, crescendo até que num belo dia, tudo explode.

Jesus não permiti que as pequenas mazelas o sufoquem a ponto dEle explodir, antes que elas aumentem Ele vai ao Pai, Ele vai conversar com o Pai, pedir orientação, dizer o que lhe incomoda.

Casais saudáveis conversam, dialogam e se comunicam. Eles não se afastam, não se isolam, não se exilam e não se tornam incomunicáveis – “Assim já não são mais dois, mas uma só carne”- Mt 19:6. Vocês não são mais íntimos como eram? Não compartilham mais suas rotinas diárias? Passsaram a esquecer as datas especiais? Seu parceiro não quer mais sua ajuda?

Ei! É tempo de parar e conversar, porque dizia os mais velhos: “Casem-se, e vocês terão uma companhia para compartilhar suas alegrias, segredos, dores e aflições”. Se você está sozinho é porque vocês pararam de compartilhar isto. Portanto, é tempo de restaurar, trazer de volta a presença do outro, é tempo de pedir perdão, de se reconciliar, de permitir que Deus restaure o casamento de vocês.

................

“Minhas Palavras, meu Púlpito”