Paradigma cultural

Se quisermos mudanças verdadeiras, precisamos começar mudando alguns paradigmas. Um deles é achar que devemos esperar tudo do poder público, outro é achar que não somos funcionários públicos para limpar a nossa rua, arrancar mato das calçadas, retirar areia e terra acumulados no meio fio (para não crescer mato ali), recolher os reciclados que pessoas descuidadas, apressadas ou irresponsáveis jogam na rua (às vezes próximo ou na frente das lixeiras públicas), e colocá-los nela (na lixeira), plantar árvores e flores em espaço público.

Qual é o problema? Tem vergonha de fazer isso? Acha que vão interpretar mal suas iniciativas e ações? Acha que uma andorinha só não faz verão? Será que não está na hora de rever seus conceitos, aproveitar melhor seu tempo disponível, deixar de envergonhar-se e começar a agir em favor do bem coletivo? Sem pretenções outras que não seja o bem comum?

Não se espelhe nos outros, deixe que eles se espelhem em você. Se ninguém entender e não valorizar, qual o problema, não se preocupe... Conhece-te a ti mesmo (redundância proposital, para reforçar) e deixe que outros também passem a te conhecer como você realmente é... Seja o paradigma! E se desconhecer o significado da palavra, procure descobrir (pesquise no Google). Já seria um bom começo...

Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 10/02/2020
Código do texto: T6863024
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.