Alegria constante

O coração alegre aformoseia o rosto; mas pela dor do coração o espírito se abate. Todos os dias do aflito são maus; mas o coração contente tem um banquete contínuo.

Provérbios 15:13,15

Versão tradicional

_____

O coração alegre traz um belo sorriso ao rosto, mas, quando o coração está triste, o dia custa a passar. Para quem tem o coração aflito a vida é só infelicidade, mas quem tem o coração alegre está sempre a cantar.

Provérbios 15: 13-25

Bíblia A Mensagem

_____

Nós somos seres humanos e, diante da nossa realidade, eu me pergunto: QUAL É O SEGREDO PARA MANTERMOS O CORAÇÃO CONTINUAMENTE ALEGRE, VIVENDO EM UM MUNDO TÃO DESIGUAL, SUJEITOS A INÚMERAS CIRCUNST NCIAS ADVERSAS COTIDIANAS, TAIS QUAIS: doenças, desemprego, insegurança, divergências, violências, preconceitos, traição, fome, etc.?!

Os versículos seguintes nos dão a dica de como ativar o CONTENTAMENTO para os nossos corações, independentemente das intempéries, às quais estamos expostos. VEJAMOS:

Vs. 16 / Bíblia A Mensagem: É melhor uma vida simples no temor do Eterno que uma vida rica cheia de “pepinos” e “abacaxis”.

OU SEJA, não podemos fundamentar a nossa alegria em coisas, MAS NO TEMOR A DEUS, que é o princípio da sabedoria.

Vs. 17 / Bíblia A Mensagem: É melhor comer pão amanhecido num ambiente de amor que uma picanha de primeira onde só há ódio.

OU SEJA, o Caminho mais excelente para que os nossos corações estejam continuamente alegres É O AMOR, o qual deve permear o nosso viver.

Vs. 18 / Bíblia A Mensagem: O temperamento explosivo é o estopim das brigas, mas o espírito tranquilo mantém a paz.

OU SEJA, a Paz no nossos corações é imprescindível para que a alegria nele permaneça. E, para que haja a Paz, necessários são o domínio próprio (equilíbrio nas atitudes e nos relacionamentos) e a paciência no descansar em DEUS (saber esperar o tempo oportuno, que é o O TEMPO DO SENHOR).

Vs. 19 / Bíblia A Mensagem: O caminho do preguiçoso é coberto de espinhos; mas o caminho do homem aplicado é uma estrada plana.

OU SEJA, para que a alegria seja ativada em nossos corações, temos de nos mover e NOS COLOCAR A CAMINHO.

O TEMOR AO SENHOR É FUNDAMENTAL, pois, sem ele, viveremos sem regras, sem princípios, SEM DEUS. Entretanto, SE NÃO NOS MOVERMOS NESSE SENTIDO, NÃO EXPERIMENTAREMOS A VERDADEIRA ALEGRIA.

Da mesma forma, O AMOR, pois, Ainda que falássemos as línguas dos homens e dos anjos, e não tivéssemos amor, seríamos como o metal que soa ou como o címbalo que retine. E ainda que tivéssemos o dom de profecia, e conhecêssemos todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivéssemos toda fé, de maneira tal que transportássemos os montes, e não tivéssemos amor, nada seríamos. E ainda que distribuíssemos todos os nossos bens para sustento dos pobres, e ainda que entregássemos os nossos corpos para serem queimados, e não tivéssemos amor, nada disso aproveitaria ao Senhor.

(1° Coríntios, 13:1-3)

E, NO QUE DIZ RESPEITO AO DOMÍNIO PRÓPRIO E À PACIÊNCIA, NÃO É DIFERENTE. Se andarmos; se nos MOVERMOS em Temor e Amor a DEUS, aprenderemos a descansar no Senhor e a nossa existência será equilibrada.

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O AMOR JAMAIS ACABA.

(1°Coríntios 13:4-8a)

SEJA O SENHOR A NOSSA ALEGRIA. ELE É O NOSSO PASTOR, E É CERTO QUE, NA PRESENÇA DELE, NADA NOS FALTA! (versão original).