EMPATIA E ESPERANÇA

Por: Alex Almeida

Olá, e aí tudo bem? Talvez sua resposta tenha sido: “Nada bem, olha crise que estamos passando. ” Exatamente, uma crise dessa é algo que mexe com o nosso psicológico, físico, emocional, nos atinge de várias formas. O que eu mais tenho visto são reclamações, pessoas com uma certa necessidade de desabafar, e o desabafar é ótimo, ajuda muito, mas precisamos saber desabafar. E devemos acima de toda essa crise termos empatia, nos colocarmos no lugar do próximo, ao ver alguém na rua, procure pensar positivo sobre a pessoa, talvez ela esteja indo ao mercadinho, ou a farmácia, ou indo a lotérica pagar uma conta de águas ou de luz. E ao mesmo tempo faça uma prece aquela pessoa, mande para ela energias positivas. Talvez essa pessoa que esteja na rua, indo buscar algo para seu sustento, não tem um celular para ligar pedindo.

Eu mesmo venho sentindo uma angustia forte sobre tudo que está acontecendo e me perguntando “o que fazer?”. Orar? Sim, sempre devemos orar, não importa a sua religião quero contar com toda positividade, cada qual orando, pedindo para Deus da sua forma, para que tudo isso passe.

É difícil viver na incerteza do amanhã, e também ficar relembrando coisas do passado que aproveitamos da maneira correta. Devemos viver o hoje, seja se recolhendo em nossas casas, e aproveitando o tempo em família, poder descobrir a cor dos olhos de seu pai, de sua mãe, de seus irmãos, familiares com quem você vive. Deixem o celular de lado por um tempo, filho, pergunte ao teu pai sobre a vida dele, a infância dele, descubra ainda mais sobre seus pais, das lutas que eles viveram. Pai pergunte ao seu filho sobre os sonhos e objetivos dele, como esta indo na faculdade, escola, talvez ele quer conversar, jogue bola no quintal de sua casa com ele, pais, mães, filhos, avós, família, a hora é agora não apenas TER uma família e sim SER uma família. Enquanto muitos não a têm, e enquanto muitos estão perdendo os seus.

Ouvi dizerem que pode ser conspiração mundial, organizações com algum objetivo seja lá qual for, que foi irresponsabilidade do ser humano, não importa agora saber o culpado, que possamos passar o tempo agora refletindo, e de alguma forma aproveitar ainda mais o HOJE presente de Deus.

 

Deus sabe de nossas necessidades, e creio que Ele está la no céu projetando um lindo amanhecer, cheio de luz em tempo de trevas. Eu andei revoltado, estressado, tendo crises de ansiedade forte e com muito medo de não conseguir pagar as contas, de ter o que comer. Realmente houve para todos um desequilíbrio mental e social.

Sei que todos têm uma opinião sobre o que está acontecendo nos tempos de agora, pessoas morrendo, pessoas em desespero, e aí questiono “E ai você já ligou para algum vizinho seu, que mora sozinho e são um casal de idosos se preocupando, oferecendo ajuda? Talvez eles estão com medo, por terem a idade avançada.” Se coloquem no lugar deles, tipo, eu tenho 35 anos, já tive mais de 6 pneumonias, e várias gripes, mas graças a Deus sou jovem e tenho como lutar, mas o que me deixa triste é “como se sente o idoso que fica o dia todo ouvindo que ele é caso de risco com possibilidades mínimas de sobreviver”, reflita isso em seu coração.

Talvez não se sinta em acordo com esse texto mas peço que entenda que é o meu desabafo.

Quando ao ver o Papa “sozinho” na Praça de São Pedro, bateu uma tristeza, mas ao mesmo tempo veio um forte sentimento em minha alma. Que não importa se estamos unidos fisicamente, e sim precisamos ser igreja, religião dentro de casa, dentro de nós mesmo. Aquela chuva naquele momento, eu vi como chuva de graça onde Deus quis nos dizer, lavarei a terra de todo caos.

Em meio a essa crise, provações, transtornos, dificuldades, tenho a certeza que estamos em fase de crescimento humano, mesmo tendo pessoas falando o que não se deve. Os stories e status de redes sociais, estão mais belos, pelo menos nos meus que vejo, a maioria postando atividades na sua própria casa todos em família, antes postavam atividades sozinhas, hoje postam atividades com o pai, com a mãe, irmãos e toda família.

Tenho visto pessoas sabias postando vídeos explicando sobre o covid19 com muita clareza de uma forma que conforta nossos corações e nos aliviam, pois, o drama, e informações falsas nos levam ao desespero.

O que é legal também pessoas mandando mensagens positivas, sim alguns fazendo memes com a situação, não que queiram de alguma forma não estarem levando a sério a situação e sim, para darmos uma risada, pois nós brasileiros somos assim, gostamos de uma piada, não é mesmo. Hehe

Para terminar deixo aqui um simples pedido, viva a vida, temos a oportunidade de viver sempre uma dia a mais, por que quando a morte vier, será apenas uma vez.

Que Maria nossa Mamãe Santíssima nos leve além, abrindo portas e portões e nos abraçando forte a cada momento. Faça o bem sem olhar a quem.

https://www.facebook.com/alex.defreitasalmeida/posts/2895890357171162