E nem é natal...

Nesta segunda manhã de abril/2020, já no deslocamento para a Casa de Oração - para o CAFÉ COM FÉ - pus-me a pensar sobre o contexto do nascimento de CRISTO JESUS, mais especificamente sobre os magos.

Mediante pesquisas, verifica-se que eles eram estudiosos e adoradores de outros deuses e que, em algum momento, leram a respeito das profecias acerca da vinda do Messias - Miquéias 5:2 e outros escritos - e se debruçaram sobre esse conteúdo, ao ponto de montarem o Projeto #PARTIU_ADORAR_MESSIAS.

Dentre tantas aplicações possíveis, faço constar, ao menos, CINCO delas:

1. Não eram servos do nosso DEUS, mas se aplicavam em adquirir novos saberes e investiram no CONHECIMENTO SOBRE O MESSIAS, que haveria de vir, e vieram a crer nEle.

_____

O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. (Oséias 4:6).

2. Eram unânimes entre si, conviviam em salutar ALINHAMENTO. Eles tinham planos, ideais, pensamentos, propósitos, ações, etc.; tudo em comum.

_____

E eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. E lhes darei um só coração, e um só caminho, para que me temam para sempre, para seu bem e o bem de seus filhos, depois deles; e farei com eles um pacto eterno de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim. E alegrar-me-ei por causa deles, fazendo-lhes o bem; e os plantarei nesta terra, com toda a fidelidade do meu coração e da minha alma. (Jeremias 32:38-41).

3. Eram cooperativos e tinham VISÃO DE GRUPO. Não buscavam os seu próprios interesses. Ou seja, no coração deles não havia espaço algum para a necessidade de se sobressaírem uns sobre os outros. ELES NÃO BUSCAVAM CADA QUAL A SUA PRÓPRIA ESTRELA. Ao contrário, A ESTRELA LHES ERA COMUM.

_____

Se vocês receberam algo bom por seguir a Cristo; se o amor dele fez alguma diferença na vida de vocês; se estar numa comunidade do Espírito significa algo para vocês; se vocês têm um coração; se vocês se importam uns com os outros — façam-me um favor: concordem um com o outro, amem um ao outro, sejam amigos de verdade. Não joguem sujo; não bajulem ninguém só para conseguir o que desejam. Ponham o interesse próprio de lado e ajudem os outros em sua jornada. Não fiquem obcecados em tirar vantagem. Esqueçam-se de vocês o suficiente para estender a mão e ajudar. (Filipenses 2:1-4 - Biblia A Mensagem).

4. Eles compreenderam que A ESTRELA QUE DEVERIA BRILHAR É A DE CRISTO, não a deles; que a Estrela de CRISTO é que deveria nortear a peregrinação deles por completo; que o êxito do projeto estava em segui-la, independentemente das circunstâncias; que o objetivo principal desse projeto era a ADORAÇÃO AO FILHO DE DEUS.

_____

Esta é, em essência, a mensagem que ouvimos de Cristo e passamos a vocês: Deus é luz, pura luz; nele não há nem um traço de escuridão.

Se afirmarmos que andamos com ele e continuamos a tropeçar por falta de luz, obviamente estamos mentindo — não vivemos o que afirmamos. Mas, se andarmos na luz, como o próprio Deus é luz, vamos experimentar também uma vida de comunhão uns com os outros, enquanto o sangue derramado de Jesus, o Filho de Deus, nos purifica de todo o nosso pecado. (1° João 1:5-7 Bíblia A Mensagem).

5. E, por fim, por mais adversas que possam ter sido as circunstâncias, com as quais se depararam no decorrer da peregrinação que se propuseram fazer deserto afora, eles PERSEVERARAM e não permitiram que nada nem ninguém os impedissem de comparecer perante o FILHO DE DEUS, E O ADORAR!

_____

Então, o que acham? Deus está ao nosso lado, assumiu nossa condição e se expôs ao pior quando enviou o próprio Filho. Haveria alguma coisa que ele não faria por nós de modo espontâneo e feliz? Quem ousaria implicar com os escolhidos de Deus, arrumando briga com ele? Quem ousaria ao menos apontar um dedo?

Aquele que morreu por nós - e por nós foi ressuscitado para a vida! - está na presença de Deus neste exato momento, intercedendo por nós. Acham que alguém será capaz de levantar uma barreira entre nós e o amor de Cristo por nós? Não há como! Nem problemas, nem tempos difíceis, nem ódio, nem fome, nem desamparo, nem ameaças de poderosos, nem punhaladas nas costas, nem mesmo os piores pecados listados nas Escrituras: Eles nos matam a sangue frio, porque odeiam a ti. Somos vítimas fáceis: eles nos pegam, um a um. Nada disso nos intimida, porque Jesus nos ama. Estou convencido de que nada - vivo ou morto, angelical ou demoníaco, atual ou futuro, alto ou baixo, pensável ou impensável; absolutamente nada pode se intrometer entre nós e o amor de Deus, quando vemos o modo com que Jesus, nosso Senhor, nos acolheu. (Romanos 8:31-39 Bíblia A Mensagem).