Nós jamais estaremos sós

No dia em que foi levantado o tabernáculo, a nuvem cobriu o tabernáculo, isto é, a própria tenda do testemunho; e desde a tarde até pela manhã havia sobre o tabernáculo uma aparência de fogo. Assim acontecia de contínuo: a nuvem o cobria, e de noite havia aparência de fogo.

Mas sempre que a nuvem se alçava de sobre a tenda, os filhos de Israel partiam; e no lugar em que a nuvem parava, ali os filhos de Israel se acampavam. À ordem do Senhor os filhos de Israel partiam, e à ordem do Senhor se acampavam; por todos os dias em que a nuvem parava sobre o tabernáculo eles ficavam acampados. E, quando a nuvem se detinha sobre o tabernáculo muitos dias, os filhos de Israel cumpriam o mandado do Senhor, e não partiam.

Quer fosse por dois dias, quer por um mês, quer por mais tempo, que a nuvem se detinha sobre o tabernáculo, enquanto ficava sobre ele os filhos de Israel permaneciam acampados, e não partiam; mas, alçando-se ela, eles partiam. À ordem do Senhor se acampavam, e à ordem do Senhor partiam; cumpriam o mandado do Senhor, que ele lhes dera por intermédio de Moisés.

(Números 9:15-29; 22-23).

_____

Muito embora, em outras situações, percebamos o quão obstinado e desobediente era o povo de Israel, neste contexto que lemos, a obediência dos israelitas é exaltada, os quais, mesmo em um ambiente inóspito, cumpriam todas as orientações de DEUS, dadas por aquele que os liderava: Moisés. E sabemos que o Senhor tem muito prazer em que o obedeçam (1° Samuel 15:22).

Nesse sentido, para que estreitemos os laços do nosso relacionamento com DEUS, necessário é que o obedeçamos, e, se as nossas ações forem pautadas na obediência ao Senhor, certamente seremos agradáveis a Ele em nosso viver. Estaremos, assim, manifestando a nossa fé, posto que sem a fé jamais poderemos agradá-lo (Hebreus 11:6).

Percebo também que a Presença de DEUS nos está sempre disponível e que são os nossos pecados e iniquidades que fazem separação entre nós e Ele (Isaías 59:2). A disponibilidade dEle é real e, ainda que - pela Soberana Vontade dEle - Ele não nos tire do deserto e possa até nos manter ali por um tempo que julgue necessário, a Presença dEle estará conosco a nos cuidar e proteger e a suprir cada uma das nossas necessidades, e fazendo cooperar todas as coisas para o nosso bem (Romanos 8:28). Ele jamais nos desamparará (Mateus 28:20b), "pois o Senhor, por causa do seu grande nome, não desamparará o seu povo; porque aprouve ao Senhor fazer de nós o seu povo (1° Samuel 12:22).

Portanto, não podemos nunca nos desfalecer na fé, independentemente das adversidades que nos sobrevenham em nossos cotidianos. No Evangelho de João 16:33, Jesus diz: “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. Então, o fato de passarmos por dificuldades e aflições é algo natural na vida do verdadeiro cristão, entretanto, isso não deve ser motivo de desânimo, pois o próprio versículo que diz que passaremos por aflições, nos garante a vitória, pois servimos ao DEUS que venceu o mundo. Sendo assim, por pior que seja a situação, não devemos temer, pois DEUS estará ao nosso lado e nos garantirá a vitória.