Ele está sempre conosco

"Também FALOU O SENHOR A MOISÉS NO DESERTO DE SINAI, no primeiro mês do segundo ano depois que saíram da terra do Egito, dizendo: CELEBREM os filhos de Israel A PÁSCOA a seu tempo determinado.

Disse, pois, Moisés aos filhos de Israel que celebrassem a páscoa. ENTÃO CELEBRARAM A PÁSCOA no dia catorze do primeiro mês, à tardinha, no deserto de Sinai; CONFORME TUDO O QUE O SENHOR ORDENARS A MOISÉS, assim fizeram os filhos de Israel. (Números 9:1-5).

_____

Como assim!? Só pode ser um engano!? Fazer festa no deserto!? Ah, só pode ser brincadeira, né!! É assim que, por vezes, nós reagimos diante de um desafio.

Trata-se, o deserto, de um ambiente inóspito, sem condições favoráveis para viver, cheio de adversidades, tais quais: fome, sede, frio intenso, calor insuportável, poeira, tempestades de areia, perigos com animais e/ou saqueadores, etc. Como festejar nessas circunstâncias!? Em condições assim, tão desfavoráveis, que motivos alguém teria para se alegrar!?

Interessante observar é que a ordem para celebrar partiu de DEUS, e os Israelitas a obedeceram prontamente. Inclusive, aqueles que, por algum motivo, estavam impossibilitados de participar, tomaram a iniciativa de procurar o líder deles - Moisés - a quem expuseram a situação, demonstrando o desejo que tinham de também celebrarem juntamente com os demais (ver versículo 6). Moisés buscou orientações em DEUS e Este ditou todas as recomendações referentes à demanda, liberando a entrada à festa para aqueles que reivindicaram. E Ele foi além, pois permitiu o acesso, inclusive, de estrangeiros, desde que estes acatassem todas as orientações pertinentes à celebração.

No primeiro momento, aprendo que, estando nós no deserto da vida, experienciando circunstâncias adversas, a Presença do Senhor será conosco, e - ainda que Ele possa não nos tirar dali de imediato e até permita que permaneçamos naquele ambiente por um determinado tempo que, pela Soberana Vontade dEle, julgue ser necessário - Ele nos conduzirá e cuidará de nós e nos capacitará durante toda a nossa peregrinação pelo deserto.

Aprendo também que, independentemente das circunstâncias adversas, temos de ser obedientes ao Senhor. Se é para comemorar, façamos isso. Vamos todos nos alegrar diante da Presença de DEUS, ao qual devemos festejar, celebrar, adorar, louvar, engrandecer, exaltar, etc.; e que arda em nosso coração o desejo de nos lançar, de nos envolver, de nos entregar em adoração Àquele que é o único digno de recebê-la. Mesmo se tudo estiver difícil e não encontrarmos força nem razão para sorrir, sejamos autênticos e sinceros diante dEle, relatando-lhe o que se passa. Certamente, Ele nos proverá o auxílio necessário para esse fim. Como disse o próprio Senhor JESUS CRISTO, "sem mim, você nada pode fazer" (João 15:5b).

Estejamos, então, diante de tão maravilhosa Presença, sempre dispostos e disponíveis.