Por tua Paixão

Não te quero ver triste, com lembranças ancestrais que há muito espero não as tenha mais em tua alma. Meu desejo é que possas sorrir e correr pelas campinas verdejantes de tua Terra longínqua e conflituosa de teu povo; navegar teus mares serenos de águas cristalinas e grande paz reine sobre ti.

Como para tatuar em nossas lembranças insistimos em reviver teu martírio, reascendendo em ti a dor pela traição, crucificação e morte; como se trazendo todos os anos a tua tristeza de volta, fôssemos capazes de nos penitenciarmos das nossas covardes omissões.

Onde estávamos nós quando Judas vendeu-te aos sumos sacerdotes?

Escondemo-nos em nossas fraquezas e nelas construímos os pesares por tua dor, permanecendo ainda hoje no anonimato de nossa conivência com medo, a indiferença e ausência de personalidade.

Por longos milênios choramos pelo teu coração capaz de perdoar, mas não nos perdoamos, porque ainda não encontramos justificativas que nos faça explicar o porquê de, apesar de tua exposição mortal, ainda continuamos como antes de tua doação por nós.

Em quais quesitos somos hoje melhores?

A emoção nos envolve nestes dias carregados de escuras nuvens no céu, na calmaria que traz o vento mudo sobre os telhados e o sol desfalecendo em espaços descontínuos sem ruídos.

Tua Terra vive o conflito da discórdia em constante desacordo pela fé que nunca se harmoniza e unifica. Onde correu teu sangue, tantos outros continuam a jorrar como mostra da ignorância que insiste em dar nome e critérios para servir-te . Sei que não plantaste religiões, colocaste raízes de amor e solidariedade pelo outro que te é semelhante, mas que possui suas particularidades. Exemplificaste o respeito pela adversidade, não incentivaste a mutação dos valores e a aceitação da promiscuidade que levanta bandeiras e faz teu povo aceitar as múltiplas escolhas que descobrem em cada satisfação pessoal.

Hoje te quero fazer feliz, mostrar-te as flores do teu jardim global, os verdes bosques que margeiam teus preferidos lagos tranquilos por onde tu navegavas em barcos singelos e repletos de teus seguidores. Quero dizer-te que toda tua herança vinda de teu Pai reside ainda lá, apesar das tecnologias, dos progressos alcançados pelos povos. Ainda é na luminosidade da lua bela e inigualável que vive a beleza das nossas noites, junto ao mar de estrelas cintilantes e solícitas ao teu olhar escondido amável.

Sexta-feira de grandes alegria pra ti, Jesus!

Humildemente, limitadamente pequena venho trazer-te minha grata parcela de agradecida emoção por rua Paixão.

CidadiPaula