Sonhos perturbadores

[Faraó teve dois sonhos que o perturbaram / Gênesis 41:1-7]. Quando o dia amanheceu, ele estava perturbado e mandou chamar todos os magos e sábios do Egito. O faraó contou os dois sonhos, mas ninguém conseguiu interpretá-los.

[O chefe dos copeiros indicou José ao Faraó / Gênesis 41-9-13]. O faraó disse a José: “Tive um sonho, mas ninguém consegue interpretá-lo. Mas fiquei sabendo que você consegue interpretar sonhos, basta que sejam contados a você”.

José respondeu: “Eu não, mas Deus. Ele vai acalmar o coração do faraó”.

Faraó contou ambos os sonhos a José, e este o entregou a revelação dos significados deles, e ainda o orientou acerca das medidas preventivas que deveriam ser tomadas. (Gênesis 41:17-36).

Em seguida, dirigindo-se a José, declarou: “Você é a pessoa de quem estamos precisando. Parece que DEUS ENTREGOU A VOCÊ O PLANO DETALHADO, E NINGUÉM TEM A EXPERIÊNCIA E A SABEDORIA QUE VOCÊ DEMONSTRA. De hoje em diante, você será responsável pelos meus negócios. Todo o meu povo seguirá suas ordens. Apenas eu, na condição de rei, estarei acima de você”.

O faraó disse ainda a José: “SOU O FARAÓ, MAS, NO EGITO, NADA ACONTECERÁ SEM SEU SELO DE APROVAÇÃO”.

Ele estava com 30 anos de idade quando começou a trabalhar para o faraó, rei do Egito. LOGO QUE SAIU DA PRESENÇA DO REI, ELE COMEÇOU A DESEMPENHAR SUA TAREFA NO EGITO.

Nos sete anos de fartura que se seguiram, a terra produziu safras excepcionais. José juntou o alimento dos sete anos bons no Egito e o armazenou em diversas cidades. Em cada cidade, ele estocava o excedente das plantações da região e reuniu uma quantidade de grãos tão grande que ele acabou desistindo de contar, pois competiam em quantidade com a areia da praia!

Os sete anos bons no Egito chegaram ao fim, e começaram os sete anos de fome, exatamente como José havia predito. Na verdade, a fome atingiu todos os países, mas o Egito era o único em que havia alimento.

No momento em que a fome se agravou em todo o país, José abriu os celeiros e começou a vender os mantimentos aos egípcios. A fome era severa. Não demorou até que o mundo inteiro viesse comprar mantimentos com José. A fome era grande em todo lugar.

Gênesis

41:15-16,39-40,44,46-50,53,54,56-57

Bíblia A Mensagem

///

RESUMO: Faraó teve dois sonhos que o perturbaram. Nenhum sábio soube interpretá-lo. José, que estava preso, foi indicado pelo copeiro ao Faraó, o qual mandou que o fizessem entrar na presença dele, e o contou ambos os sonhos. José os interpretou e ainda orientou acerca de medidas preventivas que deveriam ser tomadas. José foi constituído vice governador do Egito. Tudo ocorreu como foi dito por José e todo o mundo foi afetado; E o Egito foi o suporte para todos os demais países.

_____

CONFIANÇA - independentemente das circunstâncias, sejamos obedientes e permaneçamos firmados nas promessas de DEUS, que é sempre Fiel e Cumpridor de todas e quaisquer promessas por Ele feitas, confiando que, no momento oportuno, Ele agirá. José estava preso, quando Faraó ordenou que o fizessem apresentar diante dele.

DEPENDÊNCIA - Em nenhum momento José usou de vanglória. Ele jamais chamou a atenção para si. Sempre transferiu toda a glória para DEUS, pois sabia que "sem Ele, nada poderia fazer". (Faraó lhe disse: Tive um sonho, e não há quem o interprete. Ouvi dizer, porém, a teu respeito que, quando ouves um sonho, podes interpretá-lo. Respondeu-lhe José: Não está isso em mim; mas Deus dará resposta favorável a Faraó. / Gênesis 41:15-16).

TESTEMUNHO - isso tem a ver com a obediência, que revela aos outros a Presença de DEUS em nós. No guardar os mandamentos é que se manifesta o nosso Amor ao Senhor. O copeiro viu DEUS em José e o indicou ao Faraó, e o Faraó, por sua vez, diante de tudo que lhe revelou José, também percebeu a Presença Divina nEle (Depois, disse Faraó a José: Visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu. / Gênesis 41: 39). Em outro texto, Farão declara: Disse Faraó aos seus oficiais - Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus? (Gênesis 41:38).

ALINHAMENTO - José interpretou os sonhos, não segundo o entendimento dele próprio, mas conforme DEUS o revelou.

PROPÓSITO - não foi sem motivos que DEUS revelou o que estava por vir. Além de desbancar e declarar a falência de todos os sábios do Egito, que permaneceram às escuras diante dos sonhos, o Senhor Todo Poderoso - muito mais que dissipar todas as perturbações de Faraó - trouxe paz ao coração dele, suprindo-o com o plano de manutenção e recuperação da economia egípcia nesse período adverso, requerendo dele, tão somente, a obediência a todas as orientações por Ele reveladas a José. DEUS é SENHOR dos senhores!

INSTRUMENTALIDADE E FIDELIDADE - Pela instrumentalidade de José, Faraó o tinha como mentor e submeteu o senhorio dele ao Senhorio de DEUS, pois, naquele período, alinhou a governança que a ele cabia a tudo aquilo com que havia sido instruído. E O SENHOR QUE, COMO SEMPRE, É FIEL, honrou aquela nação, fazendo com que o Egito se tornasse referência para os demais povos e base da economia mundial, à época.

_____

COMO JOSÉ DO EGITO, precisamos:

- depositar a nossa total confiança no Senhor, independentemente das circunstâncias;

- depender do Senhor em todos os momentos, convictos de que "sem Ele, nada poderemos fazer";

- entender que tudo tem a ver é com Ele e que toda a honra, glória e louvor pertencem única e exclusivamente a Ele. NADA TEM A VER COM VOCÊ NEM COMIGO;

- refletir a glória de DEUS em nós. CRISTO VIVE EM VOCÊ E EM MIM. Quaisquer coisas que façamos, seja Ele refletido em nosso viver, a fim de que as pessoas vejam, não a nós mesmos, mas Àquele que vive em nossos corações;

- pautar as nossas vidas, conforme a Vontade de DEUS, que é sempre Boa, Perfeita e Agradável;

- permitir que nossas veredas sejam endireitadas por DEUS, a fim de que vivamos conforme propósito dEle;

- entregar-nos sem reservas ao Senhor, como instrumentos nas mãos dEle, em quaisquer tempos, lugares e circunstâncias, certos de que Ele é FIEL E CUMPRIRÁ EM NÓS TODOS AS PROMESSAS AO NOSSO RESPEITO.

///

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

- "José do Egito" começou a cumprir a função como vice governador aos 30 anos, respeitando a tradição de que, nesta idade, o homem já tinha maturidade para trabalhar.

- "CRISTO JESUS" também deu início ao Ministério dEle aos 30 anos.

- "José do Egito" foi o mentor / cabeça do Faraó, que se submeteu às orientações divinas, a partir da instrumentalidade dele.

- "CRISTO JESUS" é o nosso Cabeça, e devemos nos submeter - incondicionalmente - a Ele, que é DEUS.

- "José do Egito", como canal de DEUS, revelou o que estava por vir a Faraó e apresentou a ele o plano de manutenção e recuperação da economia, sob a tutela da obediência.

- "CRISTO JESUS", que é DEUS, em completa obediência ao PAPAI, revelou-nos o Plano da Salvação, fazendo-se, Ele Próprio, o plano a ser seguido por todos nós em obediência. ELE É O ÚNICO CAMINHO QUE PODE NOS LEVAR AO CÉU.

Observemos que a obediência do Faraó ao plano de manutenção e recuperação da economia divinamente proposto agradou a DEUS, e DEUS honrou a nação egípcia.

[DEUS tem prazer em que o obedeçamos] A OBEDIÊNCIA AO PLANO DE SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS agrada a DEUS e garante a todo que crê a eternidade juntinho dEle.