O medo

Qual de nós não se sente ansioso e com medo diante de uma enfermidade, do desemprego, de uma crise familiar, da violência que nos cerca, das incertezas quanto ao futuro, da altura, da profundidade, das intempéries, dos animais, dos desafios que temos que assumir ou mesmo diante das lutas pelas quais a nossa igreja passa? Penso que nada há de anormal nisso!

Nós não podemos permitir que o medo nos impeça de viver a Vida que DEUS tem para nós. Façamos do medo um aliado nosso. Por si só, o medo não constitui, necessariamente, um problema. Ele pode ser uma indicação de que temos que nos preparar melhor para fazer algo. Ele pode ser uma indicação de que devemos buscar outra alternativa. Principalmente, o medo é uma força, tem energia, e nós podemos usar essa energia como impulso para empreender algo em nosso favor.

Dentre as possibilidades, que ele nos seja útil para sinalizar a nossa dependência do Senhor, revelando-nos a nossa condição de ramos da Videira, QUE É CRISTO; e que PRECISAMOS PERMANECER CONECTADOS NESTA VIDEIRA, a fim de que sejamos prósperos no Senhor e possamos produzir muitos frutos para Ele. E TUDO SERÁ POR CAUSA DELE, e não por nós mesmos; porque sem o Senhor nada podemos fazer. (João 15:5).

Precisamos entender que, de nós mesmos - na força dos nossos próprios braços - nada poderemos empreender e realizar, e que, mesmo em meio a circunstâncias adversas, quando tudo nos parecer absolutamente impossível, necessário é discernirmos E CRER que tudo podemos nEle, pois o Senhor é aquele que nos fortalece. (Filipenses 4:13).

Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia - de medo - mas de poder, de amor e de moderação. (2° Timóteo 1:7).

Jamais poderá haver dúvidas em nossos corações de que TUDO AQUILO QUE CRISTO JESUS CONQUISTOU NA CRUZ É UM DIREITO NOSSO; e, por mais que o inimigo tente nos induzir a pensamentos contrários, A ÚLTIMA PALAVRA EM QUAISQUER QUESTÕES SEMPRE SERÁ DO SENHOR. E Ele nos afirma na carta aos Romanos 8:37 que em todas estas coisas, SOMOS MAIS QUE VENCEDORES, por meio daquele que nos amou. (Romanos 8:37).

DEUS TEM SEMPRE O MELHOR PARA NÓS, porém, nem sempre o melhor de DEUS coincidirá com o que entendemos que seja o melhor para nós. Os nossos pensamentos estão bem aquém - bem distantes - dos pensamentos do Senhor para conosco. TEMOS DE DAR PRIMAZIA AO SENHOR E ALINHAR OS NOSSOS PENSAMENTOS AO PENSAMENTO DELE, E JAMAIS TENTAR ADEQUAR O DELE AOS NOSSOS.

É por isso que Ele nos declara: Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para lhes dar o fim que desejais. (Jeremias 29:11).

Ele sonda os nossos corações e nos conhece bem.

Ele sabe que o que buscamos é ser felizes.

Ele sabe que os nossos próprios caminhos, se - desvinculados dEle - não nos trarão a felicidade que queremos.

Então, Ele nos proveu o CAMINHO, e o GUIA, que é expert no Caminho, e isso nos garante a conquista da Felicidade, ao final, onde ELE - EM PESSOA - está nos aguardando para uma grande celebração pela vitória.

PORTANTO, NÃO NOS DEIXEMOS VENCER PELO MEDO!

"No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor". (1° João 4:18).

SEJAMOS GUIADOS PELO SANTO ESPÍRITO!

"Porque, se vivermos segundo a carne, estaremos caminhando para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificaremos os feitos do corpo e, certamente, você e eu viveremos. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus". (Romanos 8:13-14).

CHÔ, MEDO!!!