Uma pessoa segundo o coração de Deus

Desde que fui chamado a trilhar este caminho debaixo da vontade de Deus, trouxe comigo uma necessidade de agradar a este Deus com minha vida...

Mas nunca foi fácil!

Renasci em Cristo nos idos dos anos 80. A igreja era Assembléia de Deus ministério de Madureira, uma pequena igreja no alto da Mooca em São Paulo. Na época, legalismo e costumes conservadores eram um fardo enorme, e eu

, bem como muitos outros acabavam se afastando cada vez que cometia algum erro. Recebíamos o rótulo de desviados. Eramos retirados da comunhão da igreja.

Graças a Deus eu, ainda que cometendo os "tais erros "

, continuva conversando com Deus. E continuva na busca de agradar a Ele, mesmo "desviado"

Eu sempre procurei nos exemplos da Bíblia alguém que me inspira-se nessa busca. Em todos encontrei virtudes, porém ao analisar um pouco mais, encontrava algum "defeito"...

Até o apóstolo Paulo, dizia ter um espinho na carne, e dizia;

Romanos 7

18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.

19 Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.

20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.

21 Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.

22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;

23 Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.

24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?

--

Sendo assim, buscar um exemplo nos homens era complicado,

pois se até Paulo que dizia " Sede meus imitadores como eu sou de Cristo " comefia erros...

Foi então nessa busca que me deparei com um versículo que já havia lido e ouvido em pregações muitas vezes ;

“E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi,

filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade” (Atos 13.22)

Deus dava testemunho sobre Davi, aliás o único homem na Bíblia que Deus diz... " Um homem segundo o meu coração "

Quando meus olhos foram abertos para este versículo minha busca terminou. Davi era o exemplo que eu procurei em minha vida

Davi não era perfeito nem o tipo "santo" , nos moldes do legalismo

Pelo contrário, pecador como todos nós, chegando a mandar o amigo Urias para a frente da batalha afim de que morresse... Assim pode ficar com Bateseba a mulher deste amigo

Mas Davi ainda assim era um homem de Deus

O salmo 51 mostra o arrependimento de Davi e na oração entendemos que devem ter tido outros erros pois ele pede perdão pelas transgressões e não apenas um erro.

O que torna Davi um homem segundo o coração de Deus era este reconhecimento de seus erros, a sensibilidade do poeta e salmista em ver Deus na sua vida, a dependência dele no Senhor e apesar dos erros, sobressair em pontos mais importantes para Deus. Como quando poupou a vida de Saul na caverna, quando preferiu pagar pela terra que foi doada pois não queria oferecer nada ao Senhor que não custasse um sacrifício, no seu amor fraterno com Jonatas o filho de seu inimigo, entre outras coisas.

Conhecendo o ser humano melhor hoje, passados 34 anos de minha conversão, acredito que Davi deve ter continuado a cometer erros, sem deixar de ser um homem segundo o coração de Deus. Pois o principal para manter isso ele pediu lá no Salmo 51:11

" Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito"

Estar sempre na presença gloriosa de Deus e cheio do Espírito Santo é o segredo para ser uma pessoa segundo o coração de Deus!

Não aceite o inimigo falar o contrário nem que seja pela boca de algum falso profeta ou igreja legalista

Muitos estão afastados do Senhor por causa de uma falsa santidade cobrada na maioria das igrejas. Não deixe de congregar com irmãos, mas ainda que como Davi , você cometer erros, mesmo que grandes erros como o dele no caso de Bateseba...

Se acontecer , e provavelmente vai...

Faça com sinceridade a oração do Salmo 51

A paz do Senhor

Diácono Marcelo Bancalero