ATIVIDADE: objetividade e subjetividade - 2023

Questão 01

"A minha ideia, depois de tantas cabriolas, constituira-se ideia fixa. Deus te livre, leitor, de uma ideia fixa; antes um argueiro, antes uma trave no olho. Vê o Cavour; foi a ideia fixa da unidade italiana que o matou"

Neste trecho literário:

a) há um eu que se expressa, alguém que deseja interagir com o leitor, por esta interação o subjetivismo ficará inevitável e os sentidos do fato serão múltiplos.

b) se estabelece uma conectividade com o leitor de caráter objetivo, pois o convencimento pretendido se assenta na apresentação de exemplos que corroboram com a posição inicial do narrador frente ao sentido do fato narrado.

c) o diálogo com o leitor se instala como forma de acentuar a relativização do sentido do fato narrado, isto é, defender a subjetividade ao tema.

d) o leitor é subitamente intimado pelo narrador a participar da construção do sentido único do fato que devem estar equivalentes ao do narrador/personagem para melhor justificação de seus atos.

e) o narrador não se põe como dono da verdade e abre espaço para dialogar com o leitor sobre o sentidos possíveis do fato narrado, que são subjetivos.

Saulo Palemor
Enviado por Saulo Palemor em 16/08/2020
Reeditado em 08/05/2023
Código do texto: T7037002
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.