SE PUDÉSSEMOS



 
 
Se pudéssemos, como na ficção, viveríamos felizes para sempre com o nosso bem amado.
Mas esse condicional “se”, danado que só, está sempre por perto para de vez em quando nos contrariar e fazer-nos mudar de idéia.
Se pudéssemos, distribuiríamos o nosso pão equitativamente com todos os carentes ao nosso redor, mas isso se não houvesse centenas de discórdias, inclusive ocultas no nosso próprio coração. Ah! Como é difícil dividir, hem?
Se pudéssemos, renunciaríamos o próprio bem estar em favor daquela pessoa que amamos tanto. Mas sempre existe um “se” ou um “não” gritando mais forte dentro da gente.
Se pudéssemos, a todo instante compartilharíamos a nossa paz e a nossa alegria com todos os nossos familiares, com os nossos amigos, com a pessoa que amamos individualmente, mas isso nem sempre é possível, vez que muitos não aceitam e preferem nos induzir a ser infelizes com eles.
No entanto, se quiséssemos ouvir os ensinamentos do Mestre Jesus ouvindo as palavras de Deus que estão no canto dos pássaros; no sorriso espontâneo de uma criança; nos muitos cânticos de louvores; nas músicas, nas poesias e até no ganido de um cão ou no relinchar de um cavalo certamente eliminaríamos o condicional “Se” e veríamos que podemos tudo.