A vida acontece sem intervalos

Mensagem destinada à comunidade de Igarapé Grande, lida em um evento comunitário:

A vida acontece sem intervalos. É uma sucessão de fatos, onde o ontem prepara o hoje, o hoje prepara o amanhã. O ontem não é necessariamente a data de 30 de dezembro de 2020, mas tudo o que aconteceu antes do agora. O amanhã é tudo o que virá depois do agora, não necessariamente 01 de janeiro de 2021. Nem o ontem e nem o amanhã existem, só o agora é que existe. Aliás, bem disse Mario Quintana, que “são os passos que fazem o caminho”. Por isso, a palavra que deve ecoar em nossa voz é OBRIGADO! Obrigado pelo hoje, pelo agora. Pois muitos não chegaram até o agora, cumpriram sua missão antes.

O ano que esta noite está chegando ao fim começou ainda em 2019,

quando as primeiras notícias, de forma tímida, nos chegaram sobre um vírus que poderia ser letal. Mas eram fatos que aconteciam distante de nossa comunidade, do outro lado do mundo e que nem em sonho poderia se imaginar que chegaria até nossas casas. Mas chegou! Praticamente famílias inteiras da comunidade foram atingidas, mas felizmente, ninguém teve sua vida ceifada vítima da Covid-19. O medo que esteve presente aos poucos foi dando espaço para a esperança e é esta que deve inundar hoje nossos corações.

O ano que se desenhava era um ano difícil. Seria um ano de dor, mas

não de sofrimento, pois a dor faz parte do humano, o sofrimento somente para aqueles que são desatentos. A pessoa desatenta quando passa sete dias, ela fala que passou uma semana; 30 dias, um mês...dez anos, uma década. A pessoa desatenta não vive, ela acumula dias. Ninguém vive uma vida pela metade, mesmo quando se parte jovem, sua vida toda foi até aquele momento. Àqueles que cumpriram sua missão nesse ano, resta-nos o nosso agradecimento, pois foram anjos que nos quiseram transmitir algo. Alguém ouviu a mensagem deles? Mas também são anjos os aqui ainda continuam a jornada conosco. Alguém consegue ouvir? Anjos, além dos seres alados, é

tudo aquilo que nos transmite uma mensagem de Deus. E todos transmitimos uma mensagem de Deus, alguém consegue ouvir?

O planeta terra nos enviou uma mensagem: do jeito que estávamos

vivendo, não dá mais! A doença é sempre um aviso do corpo. Nosso planeta nos avisou. O coronavírus foi um aviso da doença do planeta, que estávamos na hora de pararmos um pouco, de ficarmos mais próximos de nós mesmos; próximos ou dentro de nós mesmos, de reconhecermos a importância do outro. O outro se revelou necessário, seja para manter a distância para proteger, assim como o estar junto para sobreviver. O amor mostrou-se necessário, o amor pelo próximo, e o próximo é o que estar próximo mesmo, sem poesia: é a família, o vizinho, os do nosso círculo de amizade e convivência, a própria

comunidade.

O ontem prepara o hoje, o hoje o amanhã. Esperar é vislumbrar o

amanhã. Mesmo estando pautada no ontem, e sendo preparada pelo agora é preciso esperar. Mas aí vem a pergunta: o que podemos esperar? A vida acontece sem intervalos, e aqueles projetos que tivemos que guardar um pouco mais na gaveta, poderá vir a ser desengavetado amanhã ou quiçá agora. A vida, meus amigos, é o agora que nos escapa por entre os dedos.

Há duas esperanças: a ilusória e a real. A esperança ilusória é aquela

que acontece quando alguém espera algo sem conexão com a realidade. Por exemplo, querer ficar milionário ganhando na mega sena, mas nunca jogar. Por outro lado, a esperança real está pautada no que acontece em nossa vida. Por exemplo, querer uma família feliz e fazer o possível para que isso aconteça. Não se planta melancia para se colher laranja, quem planta melancia só pode esperar colher melancia de sua plantação. Por isso, insisto na pergunta: o que podemos esperar?

A vida, dizia o filósofo Soren Kierkegaard: “só pode ser compreendida,

olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente”. O ano que se despede nesta noite está conectado com tudo em nossa vida. Mesmo que tenha parecido como uma noite de sonhos desagradáveis; e agora, nos momentos finais vem a manhã, o sol surgindo e despertando sonolento a esperança por dias melhores, por isso, caros comunitários, que no despertar de 2021, todos tenham um bom-dia!