A Fé e o Amor Reproduzindo a Vontade do Senhor

Vamos juntos analizar um texto e ouvir o que se fala mais profundamente

Atos 3.1-8

Antes, vamos ao detalhe: Pedro (Fé), João (Amor).

Reconheçam neles a ação da fé e do amor juntos, no mesmo propósito no Senhor.

“Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E era trazido um varão que desde o ventre de sua mãe era coxo"

Este homem nascera coxo...

Muitas vezes não entendemos o propósito de Deus, quando vemos situações que parece irreversível...

"o qual todos os dias punham á porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam".

Veja: todos os dias alguém o colocava a porta do Templo...

Interesses a parte, este homem, ainda assim, tinha alguém por ele... Lá estava ele todos os dias no mesmo lugar...

Mas, um detalhe: a Porta se chamava Formosa. Ou seja, havia algo especial neste lugar. Era a Porta do Templo.

Muitas vezes somos pela própria vida, colocados em lugares que não são tão formosos assim...

Situações extremas necessecita da permanência no lugar certo, a fim de que a ação seja concretizada no tempo certo.

"Eu sempre falo sobre a questão de criarmos raiz até que vemos o fruto".

Mas, quanto tempo aquele homem fora colocado naquele mesmo lugar?

"Ele, vendo a Pedro e a João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola".

Enfim, chegou a hora...

Lá estava a oportunidade. Mais dois homens vinha se aproximando...

-Mas, será que eles tem algo pra me dá?

Quem sabe uma moeda?

Não sabemos quantos homens antes já haviam passado por ali.

Mas, sem orgulho, sem nada a perder, e talvez com ainda alguma esperança, o homem mais uma vez pediu.

Quantas vezes deixamos o orgulho vencer e passamos necessidades?

Quantas vezes estamos em situação que, não entendemos que Deus está nos testando...

Quem somos nós?

Será que temos coragem de admitir a nossa dependência nEle?

"E Pedro, com João, fitando os olhos nele: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber alguma coisa".

"Fitando os olhos nele".

Difícil nos dias de hoje...

Muitos estão escondidos...

Muitos não conseguem olhar nos olhos, porque não vivem uma vida na Verdade...

Muitos não são o que aparentam...

Muitos só querem mostrar o que não é de verdade...

É como diz a Palavra: "Comem moscas, mas arrotam caviar".

Mas aquele homem era o que era: Coxo, necessitado, dependente e principalmente carente de Deus.

"E olhou para eles, esperando receber alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou".

A necessidade nos faz olhar com olhar de esperança...

Aquele homem queria comer, queria algo para garantir a sua sobrevivência...

Talvez ainda tinha alguém para ele ajudar...

Sim, talvez aqueles pessoas que o colocava todos os dias ali, também sobreviviam daquele ganha pão dele...

Ao ouvir aquelas palavras ele ainda assim ficou espendo... -O que será que estes homens tem?

Será que eles tem algum alimento no bolso?

Será que eles tem algo que ainda possa me servir?

Ele continuou esperançoso...

E não é assim conosco? Ficamos a esperar migalhas deste mundo...

Dentro das nossas necessidades terrenas, muitas vezes, nem olhamos o que já temos...

Mas Deus tem muitos Pedros e Joãos que diz:

- "Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda".

"Levante e ande?"

O que isto quer dizer?

Quer dizer que não precisamos mais depender de "esmolas".

Podemos levantar e andar...

Quer dizer que podemos trabalhar e ter o nosso sustento e ainda ajudar aqueles que não nada tem e precisa de ajuda...

Quer dizer que Deus quer que nós sejamos como Pedro e João e entremos pela Porta Formosa, no Templo e sejamos exemplos de homens e mulheres e que reproduzimos o que somos, em Deus nos homens...

"E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e tornozelos se firmaram".

A fé e amor funcionaram juntos:

Tomar pela mão: Amor

Levantou: Fé

Quantos precisam se firmarem?

Quantos estão como coxo?

Parecem que estão dentro do Templo, mas estão do lado de fora

Sim, fora da Porta Formosa.

Deus está falando...

Pessoas precisam ouvir e escutar...

"E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.”

Agora sim, podemos entrar pelo Templo e saltar de alegria e louvar a Deus.

Amém?

Graça e paz!

Missionária Margareth Monforte.

Margareth Monforte
Enviado por Margareth Monforte em 09/01/2021
Código do texto: T7155724
Classificação de conteúdo: seguro