A beleza e a importância de cada existência

------- E por que então vivemos?

___ Vivemos porque temos uma missão a cumprir neste mundo.

------- Que missão é essa que cada um de nós precisa cumprir?

___ A missão de nos tornarmos melhores, aprender com as dificuldades, buscar amar o próximo como amamos a nós mesmos, praticando a caridade sem esperar algo em troca.

------- Por que a felicidade nunca chega para mim?

___ As pessoas buscam a felicidade nas coisas materiais, nas "grandes coisas", mas é nas pequenas coisas que encontraremos o suficiente para sermos felizes. No amor dos nossos pais, nas boas ações que praticamos... Na natureza e suas belezas... Na bondade de Deus que nos permitiu o sopro de uma nova vida, pois sempre há uma nova oportunidade a cada dia! Oportunidade de nos melhorarmos, de sermos melhores para os nossos pais, para os familiares e amigos, assim como para as pessoas estranhas, pois não há razão para destratar quem quer que seja! Que também sejamos melhores para os animais e meio ambiente. E que, ao chegar em casa, no final do dia, possamos constatar que conseguimos ser bons para os outros, e quem sabe tenhamos contribuído, de alguma forma, para melhorar o dia de alguém... Chegaremos em casa com a nossa consciência tranquila, sabendo que não desviamos do caminho correto: o caminho do bem. Porque sendo melhores para os outros, seremos ainda melhores para nós e para Deus. E não digo "melhor" no sentido material, mas sim nos sentimentos, na atenção com cada um e nos bons pensamentos que poderemos dedicar a cada pessoa, sem julgar os porquês das suas escolhas. Recordemos sempre que a mais frondosa árvore também inicia como semente, assim também tenhamos a paciência para seguirmos pelos bons caminhos, certos de que temos o amor de Deus. Certamente é um bom motivo para não desistirmos de nós. A felicidade reside num coração aquecido pela gratidão a Deus.

------- Qual, afinal de contas, é o segredo para a felicidade?

___ O segredo desta receita já foi revelado por Jesus! Busquemos a simplicidade, porque realmente "menos é mais". Quanto menos necessidades materiais, mais nos aproximamos do que é importante para cumprirmos a nossa missão. Quanto menos orgulho e autossuficiência, mais perceberemos o valor de cada pessoa. Quanto menos dívidas, mais tranquilidade. Quanto menos pensamentos ruins, mais haverá espaço para os bons pensamentos e, junto destes, os bons sentimentos e a alegria de uma consciência tranquila. No Sermão da Montanha, Jesus nos apresenta as bem-aventuranças e virtudes necessárias para que possamos subir os degraus da evolução, é como se em nossa existência estivéssemos escalando uma montanha com humildade, mansidão, misericórdia... Buscando, para o sucesso da nossa escalada, reunir cada uma das bem-aventuranças. Perceberemos que com menos necessidades materiais, nos aproximaremos mais e mais de alcançar o sucesso desta receita.

------- Por que o milagre não foi alcançado?

___ Muitas vezes esperamos alcançar algumas graças, alguns milagres... Mas precisamos entender, primeiramente, que muitos milagres já foram alcançados a começar pelo nosso nascimento. Enquanto muitos se desviam para o caminho das drogas ou para uma "vida mais fácil", muitos outros seguem no caminho correto e buscam seus estudos, buscam um emprego... seguem o ritmo natural da vida, às vezez buscam alguém, um companheiro ou companheira, para dividir as alegrias e as agonias de uma vida. Mas o que conta realmente é que muitos conseguem perceber: os milagres vêm do Céu, mas temos também uma parcela de responsabilidade, podemos fazer milagres quando ajudamos alguém a empurrar um carro, por exemplo... ou quando escolhemos a resignação no lugar da revolta por nossas tristezas e frustrações... Se queremos o milagre, vamos fazer o milagre!! Vamos dar mais atenção aos que precisam... Vamos auxiliar o próximo quando estiver em nosso alcance. Vamos fugir dos pensamentos pessimistas e de ódio, e buscarmos pensamentos de otimismo e esperança. Vamos dar uma chance a nós mesmos e nos tornarmos os sujeitos ativos da nossa existência. Sabendo que cada coisa tem o tempo certo, de acordo com a vontade de Deus. Sabendo que estamos nessa vida com a missão de nos tornarmos melhores através dos aprendizados que cada sofrimento nos traz. Sabendo que Deus é Bom, mas é Justo também. Sabendo que somos frutos das nossas escolhas e que as coisas acontecem sempre por uma razão de ação ou reação. Lembremos que muitas vezes, durante as nossas ações, podemos ser inspirados pelos anjos e auxiliar muitas pessoas à nossa volta.

------- Por que há tantas dificuldades em minha vida?

___ As dificuldades existem para que tenhamos os aprendizados... Provavelmente todas elas são resultados de nossas ações anteriores... Se nos endividamos em demasia, teremos que arcar com as consequências cedo ou tarde. Assim são nossas dívidas materiais e assim são nossas dívidas por termos feito uma plantação equivocada em tempos atrás. Não precisamos de todas as respostas, mas precisamos confiar em Deus. Por meio das dificuldades percebemos que a nossa força é bem maior do que poderíamos supor, percebemos que a fé nos fortalece e que Deus nos sustenta.

___ Precisamos buscar a resignação, o aprendizado, a resiliência.

___ Precisamos desviar de nós os comportamentos que atrasam nossa evolução moral e espiritual.

___ A vontade de Deus é soberana, sempre justa e perfeita, nos traz inúmeras possibilidades, inúmeras chances... Lembremos em cada situação de sermos gratos a Deus. Façamos a melhor plantação que pudermos. Pois a vida é divina, é bonita e é eterna. A vida é um presente!!!

___ Que tenhamos a serenidade e a sabedoria para adquirirmos as virtudes do Sermão da Montanha.

___ Que Deus nos abençoe sempre mais para que nossos olhos percebam o que realmente é importante!!!

___ Em cada existência pode existir passagens de desânimo... Passagens em que teremos vontade de desistir da nossa caminhada, ou mesmo da própria existência... Mas busquemos as palavras de consolo... Busquemos leituras edificantes... Busquemos músicas que, de fato, melhorem a nossa vibração... Olhemos para dentro de nós!! Busquemos a reforma do nosso íntimo e façamos sim uma parada de descanso nos momentos de crise!! Ninguém tem culpa, realmente, por agir de forma equivocada quandonão se tem ainda a noção do quanto se prejudica agindo de tal forma... Mas não nos deixemos mais agir pelos impulsos das nossas inclinações más!! Despertemos para o amor próprio!!! Despertemos para os cuidados que devemos ter conosco!! Tratemo-nos como joias preciosas que somos e façamos a busca pelo que de fato nos impulsiona a viver com mais alegria. Levantemo-nos após cada queda! Sigamos em frente!! E, ali adiante, veremos alguém precisando do nosso auxílio para também levantar e seguir. Sejamos, portanto, os construtores da nossa própria felicidade e busquemos auxiliar aos que estiverem no caminho da gente.

Claudia RS
Enviado por Claudia RS em 30/01/2021
Código do texto: T7172050
Classificação de conteúdo: seguro