"O QUÊ! JOSÉ DA SILVA?!

No Estado de São Paulo, onde, morei por muitos anos! Eu, participava, de um grupo, de NEGÓCIOS, e sempre, nos reuníamos! Com todos, os participantes. Onde, o meu COORDENADOR, falava, usando sempre, o nome de uma pessoa:"JOSÉ DA SILVA!" Dizia ele: Vamos lutar! Trabalhar com vontade! para: Conquistar-mos, o nosso lugar ao solo! conquistemos, nossa INDEPENDÊNCIA! Não fiquemos: PARADOS, DESANIMADOS! Vamos sair da rotina improdutiva! Para, não sermos, mais um: José da Silva! Eu, me perguntei, a mim, mesmo: Porque, mas um José da Silva? Depois, entendí! O COORDENADOR, estava, trocando as regras gramaticais! José da Silva, independentemente, de quem seja! Ele, estava tirando, essa pessoa, da classe: dos Substantivos, O Próprio! E Transportando para a classe dos ADJETIVOS, O de QUALIDADE! O José da Silva, para ele! Não significava uma pessoa, que: Merece tanto respeito! Mas, era um simples, adjetivinho! Com sentidos: PERJORATIVOS! de NADA! de ALGUÉM, sem QUALIFICAÇÃO! AQUI, pra nós! ONDE ESTÁ, O RESPEITO! para com as pessoas! nunca usemos, nome! Seja qual for! Para DESQUALIFICÁ-LO! Principalmente, quando o transferimos, de Substantivo Próprio! Para, Adjetivo de : PÉSSIMA, QUALIDADE! Estudemos: MAIS! Aprendamos: MAIS! e Respeitemos, MAIS! nossos: SEMELHANTES! Poeta: Cicero Ferreira dos Santos. Candiba-Bahia.

Cicero ferreira dos Santos
Enviado por Cicero ferreira dos Santos em 08/03/2021
Reeditado em 12/03/2021
Código do texto: T7201177
Classificação de conteúdo: seguro