PESSOAS DIFERENTES, UMA CAUSA EM COMUM!! ( Racismo)

Grandes nomes que lutaram contra o racismo como: Martin Luther King, Rigoberta Menchú, Rosa Parks, Nelson Mandela. Essas e tantas outras figuras importantes que lutaram contra o racismo com a esperança de um futuro melhor para seu povo, e muitas delas acabaram por perder a sua vida durante esta luta. A melhor forma de dar continuidade ao seu legado é seguir o seu exemplo e reconhecer os seus feitos, continuando a percorrer o caminho que traçaram.

Mesmo depois do sacrifício dessas pessoas, estatísticas mostram que negros ainda são 79,1% das vítimas de intervenções policiais que resultam em morte, em 2019. Vocês acham isso normal? Só por ser negro temos que ser considerados marginais? Mais da metade da população brasileira é de pessoas autodeclaradas negras (56,7%) e esse número pode ser ainda maior considerando os que não se declaram como tais.

E não é “ só isso” ainda há muitas pessoas que acreditam que o racismo não existe! Claramente, elas nunca tiveram que passar por algo parecido ( e espero que não passem), mas existem pessoas que sofrem todos os dias a dor desse preconceito.

São séculos e mais séculos de discriminação e subordinação, e por mais que tenhamos conquistado tanto até os dias atuais, ainda escutamos frases que talvez não conseguimos perceber no dia a dia, mas são preconceituosas como: “ Amanhã é dia de branco, preto trabalha” ou “Eu não sou tuas negas” Já pensaram em como essas frases são problemáticas? Já procuraram saber a etimologia delas? E é por isso que continuamos lutando e dando continuidade ao legado daqueles homens e mulheres que só queriam igualdade para seu povo!

Para que tivéssemos orgulho da nossa cor, e não medo! Vivemos em um mundo que infelizmente, o que viraliza são dancinhas no Tik Tok, e assuntos importantes acabam sendo soterrados como se não houvesse importância. Estamos sempre fechando os olhos quando o assunto não nos convém! Os movimentos negros estão aí tentando de todas as formas chamar nossa atenção, mas preferimos ignorar já que de certa forma não nos afeta, mas" Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista"

Eu já neguei muitas coisas que fazem parte de mim!! mas algo que uma amiga disse me ajudou a perceber certas coisas, e mudar minha visão de agora. Uma pessoa pode motivar muitas outras e é por isso que eu escrevo, se eu conseguir fazer pelo menos uma pessoa pensar sobre o assunto.... Já terá válido a pena!!. Eu tenho orgulho da minha cor, e você?

Isobel
Enviado por Isobel em 16/06/2021
Reeditado em 13/10/2021
Código do texto: T7280520
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.