Zacarias, um homem que Deus fez questão de honrar

O anjo, porém, lhe disse: Não tenha medo, Zacarias, porque a sua oração foi ouvida. Isabel, sua esposa, dará à luz um filho, a quem você dará o nome de João. (Lucas 1:13)

Todo descendente direto de Arão era automaticamente sacerdote. Isto significava que havia muitos sacerdotes, e Zacarias era um deles.

Só na Páscoa, no Pentecostes, e na Festa dos Tabernáculos serviam todos. Durante o resto do ano cada grupo servia duas semanas.

Os sacerdotes que amavam seu trabalho esperavam ansiosos pela oportunidade de servir a Deus e ao povo, esta era a tarefa suprema de suas vidas.

...coube-lhe por sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso. (Lucas 1:8,9)

Era possível que muitos sacerdotes não tiveram o privilégio de queimar incenso em toda sua vida, mas se qualquer um deles tivesse a oportunidade de faze-lo, esse dia seria o mais grandioso de todos, o dia tão desejado e sonhado.

A sorte, como era costume se dizer caiu sobre Zacarias e certamente estava feliz e emocionado por entrar no templo e adorar ao Deus Eterno.

Zacarias sempre fez tudo corretamente em sua vida, casou-se com uma mulher absolutamente pura, que também era descendente de Arão, ambos eram justos diante de Deus e irrepreensíveis em todos os seus preceitos e mandamentos. (Lucas 1:6)

Mas havia uma tragédia em suas vidas. Eles não tinham filhos, Isabel era estéril (Lucas 1:7). Além da vergonha e da tristeza, havia ainda a idade avançada de ambos. (Lucas 1:18)

Uma judia sem filhos? Quanta vergonha e humilhação para esta mulher. Um sacerdote sem filhos ? Quanta vergonha e humilhação para este homem.

Então, seria natural, que esse homem e essa mulher fossem crentes murmuradores, rebeldes, relaxados espiritualmente e que não tivessem prazer em orar e de estarem no templo.

Muito ao contrário disso, eles eram espirituais, temiam ao Senhor. Eles perseveravam em oração, e Zacarias, em seu grande dia, mais uma vez apresentou a Deus a sua vergonha pessoal e familiar.

...sua oração foi ouvida. Isabel, sua esposa, dará à luz um filho, e você lhe dará o nome de João.

Quantas lições esse casal nos dá, quanto zelo espiritual vemos em suas vidas, quão dedicado foi este homem em seu oficio de sacerdote, quanta esperança havia em seus corações e quanto tempo estiveram orando ao Senhor.

Zacarias foi um homem honrado, ele não usou a esterilidade de Isabel para lhe dar carta de divórcio, e não deixou que a sua tristeza fosse um impedimento para servir ao Senhor.

Há uma lição que todo cristão maduro já aprendeu. Deus sabe a quem deve honrar. E Deus fez questão de honrar Zacarias e Isabel.

Foi isto o que o Senhor me fez, para acabar com a minha vergonha diante dos homens. (Lucas 1:25)

Se a vergonha ou a tristeza nos impedem de crer, amar e servir a Deus, elas também nos impedirão de sermos honrados.

Jesus lembrou os seus discípulos sobre a questão da honra: E, se alguém me servir, meu Pai o honrará. (João 12:26)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 24/06/2021
Reeditado em 11/07/2021
Código do texto: T7285700
Classificação de conteúdo: seguro