Calebe, um homem otimista e perseverante

Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me. (Números 14:24)

Ele saiu do Egito com milhares de outros hebreus, foi um dos doze que liderou sua tribo (Judá) à espiar a terra prometida.

Peregrinou pelo deserto por 40 anos, e junto com Josué foram os únicos que saíram do Egito a entrar na terra prometida.

O que fez esse homem ter a honra de entrar na terra prometida? O que a vida deste incrível homem tem a nos dizer sobre fé?

"Nele houve outro espirito". Este não é o testemunho que Moises dá de Calebe, este é o testemunho que Deus dá a respeito do nobre comportamento de Calebe diante de todo o povo.

Todos os espias enviados por Moisés tiveram a mesma visão da terra prometida, a diferença foi como se comportaram após o que viram e foi relatado à Moises.

Eles disseram a Moisés: Nós fomos até a terra aonde você nos enviou. De fato, ela é boa e rica, como se pode ver por estas frutas. Mas os que moram lá são fortes, e as cidades são muito grandes e têm muralhas. Além disso, vimos ali os descendentes dos gigantes. (‭‭Números‬ ‭13:27,28‬)

Perto deles nós nos sentíamos tão pequenos como gafanhotos; e, para eles, também parecíamos gafanhotos. (‭‭Números‬ ‭13:33)‬

Calebe contemplou as mesmas dificuldades que seus irmãos, mas não as interpretou da mesma maneira.

Para a maioria, uma visão de terror, eles foram tomados pelo medo e covardia, o resultado foi pessimismo e incredulidade.

Então, naquela noite, todo o povo gritou e chorou. (Números‬ ‭14:1)‬

Para Calebe, toda aquela situação não era fácil de enfrentar, mas para aquele que viu o mar aberto, está era uma nova oportunidade de ver o agir de Deus, sua atitude mostrou otimismo e perseverança, fruto de sua fé.

Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela. (‭‭Números‬ ‭13:30‬)

Mas os covardes e pessimistas se voltaram para a murmuração e a rebelião contra Moisés.

E por que nos traz o Senhor a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito? E diziam uns aos outros: Levantemos um capitão e voltemos para o Egito. (Números‬ ‭14:3,4)

Calebe se voltou para a promessa de Deus, seu desejo de seguir em frente nos mostra a sua fé, otimismo e perseverança.

O Senhor é conosco; não os temais. (Números 14:9)

Este é o tipo de crente que agrada a Deus. Por sua fé, perseverança e otimismo, eles alcançam e recebem as promessas.

Josué o abençoou e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança.‭‭ (Josué‬ ‭14:13‬) ‭

Tinha Calebe 85 anos quando recebeu a sua herança, ele ainda era aquele mesmo homem forte, otimista e perseverante.

As aflições sempre estarão presente em nossa caminhada, e a primeira coisa que elas nos revelam, não é a fidelidade de Deus, mas o tipo de crente que somos.

O céu não será habitação de murmuradores e rebeldes, mas daqueles que perseveram, dos que creem nas promessas e são perseverantes em seguir a Jesus.

Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. (Mateus 24:13)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 09/07/2021
Código do texto: T7295768
Classificação de conteúdo: seguro