Eliseu, um santo homem de Deus

E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus. (2 Reis 4:9)

Infelizmente nos esquecemos um detalhe que faz parte da vida, as pessoas estão observando em como estamos vivendo.

Tenho certeza que muita gente vai dizer: Tô pouco ligando para o que as pessoas pensam de mim, e o que estão falando ao meu respeito. Se você pensa assim, provavelmente você não é um homem ou mulher nascido de novo.

Um filho de Deus sabe que deve dar um bom testemunho, e vai viver para mostrar que é uma nova criatura em Cristo, não vai andar como andava anteriormente, pecando deliberadamente.

Eliseu viveu no mesmo tempo de Elias, foi seu sucessor. Tempo em que havia poucas pessoas tementes a Deus, tempo de muita idolatria e de um grande abandono à palavra de Deus.

Mas Eliseu se espelhou em Elias, seu modelo de homem de Deus. Quem tem sido nosso modelo? Quem é nossa referencia de homem de Deus? De mulher de Deus?

Quando Josafá que era rei de Judá (reino do Sul), perguntou se havia algum profeta em Israel (reino do Norte), alguém conhecia Eliseu.

Um dos oficiais do rei de Israel respondeu: “Eliseu, filho de Safate, está aqui. Ele era discípulo de Elias”. (‭‭2 Reis‬ ‭3:11)‬ ‭

Uma jovem, serva de Naamã sabia quem era Eliseu, e testemunhou dele para o homem que estava leproso.

Disse ela à sua senhora: Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. (‭‭2 Reis‬ ‭5:3)‬ ‭

O rei da Síria não sabia que Israel tinha um profeta, e que este frustrava seus planos contra Israel. Contudo seus oficiais conheciam muito bem o santo homem de Deus.

Não somos nós, senhor!, respondeu um dos oficiais. Eliseu, o profeta de Israel, é quem descobre os seus planos e conta tudo ao rei de Israel, até as palavras ditas em segredo no seu quarto! (2 Reis‬ ‭6:12)‬

Quando Eliseu estava em Damasco, e o rei estava doente, e alguém disse ao rei:

"O homem de Deus está na cidade" (2 Reis 8:7). Fazendo referência a Eliseu e o que ele poderia fazer pelo rei.

A Bíblia diz que Eliseu era um santo homem de Deus  em vida, e também diz que ele continuou sendo um santo homem depois de sua morte.

Sucedeu que, enquanto alguns enterravam um homem, eis que viram um bando; então, lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, logo que o cadáver tocou os ossos de Eliseu, reviveu o homem e se levantou sobre os pés. (2Reis‬ ‭13:21‬)

Um santo homem de Deus sempre terá o seu comportamento observado pelas pessoas. “Vejo que és”.

A Sunamita estava vendo, os discípulos de Eliseu estavam vendo, a serva de Naamã o conhecia, reis sabiam, oficiais sabiam, havia um consenso sobre quem era Eliseu.

...é um santo homem de Deus.

As pessoas estão vendo que você é um crente fiel? Seu testemunho tem falado tão alto a ponto das pessoas dizerem que você é um santo homem de Deus? um santa mulher de Deus?

Um santo homem de Deus vive de tal maneira que mesmo depois de sua partida, se alguém se encostar na sua história será abençoado.

Será que a nossa vida está inspirando alguém neste momento? Será que um dia, depois de nossa partida, nossa história vai inspirar outras gerações?
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 09/07/2021
Código do texto: T7296202
Classificação de conteúdo: seguro