O silencio do oprimido

Com pouco tempo de fala o opressor calou a voz do oprimido e o deixou sem fala por toda vida.

O opressor aprendeu a ser quem é, pela fala que o disseram, a palavra dura danifica a alma, e a palavra branda amolece o coração. Conforta o inquieto saber a insistência da dolorida cala sem dizer, ele nada disse, sua presença incomodava, oprimido se escondeu, ele lutou, ele sofreu. Se sentiu sozinho, com incertezas de quem era e como era... Seu sorriso já não era mais o mesmo, seus sonhos foram bloqueados, seus projetos engavetados, e calado seguiu!

O opressor não contente , com sua inerente coragem de dizer: "Aqui não é o seu lugar, você não deveria estar aqui", seguindo ferindo sonhos e impondo suas próprias narrativas como ideal de padrão social.

O oprimido cabisbaixo entendeu que a "escola é o único lugar que sobrou para fazer o debate", que a educação transforma, que sua voz não seria mais calada, seria respeitada!

Não se sinta oprimido, sinta-se libertado!

Seus sonhos são do tamanho do mundo, e tenha a única certeza, que você vai vencer, só depende do querer e do lutar.

Ele entendeu que seu lugar é onde ele quiser, é no mundo todo! O único silencio que será usado, será para calar o opressor.

AVANTE!

IOLANDA ELISA O. DOS SANTOS