Um abraço tardio...

Irmão... você foi embora sem nos despedirmos dentro da formalidade. Em nosso último encontro, ambos não demos muito importância, afinal você sempre passava em casa meio que reclamando de tudo, trocávamos pouquíssima palavras e você dizia que já ia embora, tinha que trabalhar...

Foi trabalhando que lhe tiraram a vida. Você sempre foi atento a tudo e no dia fatídico não percebeu a morte te rondando, através de um moleque de 18 anos. Pela câmara, dias depois, pude vê-lo pela última vez recolhendo suas propagandas da rua, com o intuito de fechar o ponto comercial e ir para casa descansar... mal sabia você que dentro do seu próprio estabelecimento comercial aconteceria uma desgraça em menos de 20 minutos.

Você se foi irmão... Nossa família nunca foi muito unida, sempre fomos cada um por si e todos reparando na vida do outro. Nosso jeito ruim de ser... mas erámos assim. Passados três meses do ocorrido, relembro os fatos e o que mais dói não é a perda em si, pois sabemos que dorme no leito da terra até a vindo de Cristo. O que dói é nossa característica humana, de desperdiçarmos momentos triviais para demonstrar respeito pelos irmãos. Hoje quando ouço alguém dizer: “já vou embora, tenho muita coisa para fazer”, mesmo que mencione um simples “tchau, até mais...” me faz pensar: será que vou ver essa pessoa de novo?

Você se foi irmão... pode ter sido chamado “de um bosta” por alguém muito próximo, de mesquinho, que só corria atrás de dinheiro... mas você também foi um vencedor, conquistou um patrimônio, mesmo sendo de pouco estudo e “grosso” no jeito de lidar com as pessoas. Você superou problemas respiratórios quando era criança, não desistiu diante dos “nãos da vida” e mesmo a casa onde moramos hoje, indiretamente foi você que nos colocou dentro, quando nossos pais tiveram que comprá-la para que você não perdesse todo o seu dinheiro que investiu em um negócio. Você era assim, ousado, empreendedor...

Pode não parecer, mas você deixou saudades no peito de muita gente... até em nós, seus irmãos ”chucros” e nada sentimentais. Que a terra o mantenha aquecido dos abraços que não demos, que a suavidade da alma voltando ao Criador supra a falta de compreensão que muitas vezes presenciou... você foi último filho homem de nossos pais e o primeiro a segui-los no descanso de Deus