Nossas marcas na vida.

Quais as marcas que estamos deixando na nossa trajetória de vida?

No cap. 26 de Gênesis ficamos sabendo que Abrahão havia aberto alguns poços e que isto também era parte da sua história.

Isaque resolveu recuperar os poços do seu pai, pois foram entulhados pelos filisteus. E se dispôs a restaurá-los e dar seus nomes.

Cavou o primeiro e houve contenda com os moradores da terra por inveja. Pôs o nome de ESEQUE (contenda) e o deixou para trás. Na sua vida seriam águas amargas.

Cavou o segundo e novamente houve oposição. As brigas e inimizade não interessavam a Isaque. Pôs o nome de SITNA (inimizade, ódio, da raiz do vocábulo hebraico satanás -adversário) e o deixou para trás.

Cavou o terceiro e pôs o nome de REOBOTE (lugar espaçoso, prosperidade). Não houve contendas, lutas, inimizade, ódio. O Senhor confirmava a prosperidade na vida de Isaque.

Subiu dali para Berseba onde o Senhor falou com ele, e renovou a sua promessa. Como resposta, ergueu um altar, invocou ao Senhor e armou ali sua tenda. Ali Abimeleque, Rei dos filisteus, foi para fazer uma aliança com Isaque e entrou em paz com ele.

Cavaram também ali mais um poço que produziu águas profundas. E isaque deu o nome de SEBA (poço do juramento, ou confirmação da promessa)

Na nossa vida, para deixar nossas marcas, também temos que cavar nossos poços. E, com a ajuda de Deus, as águas vão fluir. Mas sempre teremos no nosso caminho aqueles que não tem capacidade e nem disposição para cavar. E tentarão entulhar nossos poços. Outros criarão, em seus corações, inveja da nossa água e farão de tudo para tomar o que é nosso. E muitos serão usados pelo diabo para nos causar dificuldades, trazendo ódio e inimizafe na nossa vida.

Mas, como Isaque, as marcas na nossa história serão: deixar de lado as águas entulhadas, renunciar a tudo que produz contendas, e não aceitar a obra do inimigo trazendo tristeza e amargura nas nossas vidas.

Sabe porque? Porque águas cheias de entulhos, amargosas e venenosas são para o adversário e não para os filhos da promessa. Para nós, fica o conselho de deixar tudo isso para trás, que só provoca atraso na vida, e avançar com disposição cavando nossos poços. Porque Deus tem águas muito melhores para nós daqui para frente! Ali na frente Deus tem REOBOTE (prosperidade) e SEBA (confirmação da promessa) aguardando para serem as grandes marcas da nossa história.

Não desista! Continue! Cave com disposição! Deus está contigo!

Boa tarde! Paz do Senhor!