Vendo além da dor....

Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. (Tiago 5:10)

 

É um grande consolo saber que outros irmãos já atravessaram por aquelas circunstâncias através das quais estamos passando, ou teremos que passar.

 

Tiago nos lembra que os profetas nunca teriam feito a obra de Deus, e dado bom testemunho se não tivessem padecido pacientemente.

 

Ele cita o exemplo de Jó, de quem ele, assim como nós, teria ouvido com frequência durante toda a sua vida.

 

Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó. (Tiago 5:11)

 

A palavra usada com relação à atitude de Jó é *hypomone*, a palavra que descreve um espírito valoroso que nos mantem em pé, porque nos faz ver o alvo além da dor.

 

Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. (Jó 19: 25)

 

Este é o fato notável com relação a Jó, apesar de suas muitas perguntas, apesar das dúvidas que rasgavam seu coração, nunca perdeu a fé em Deus.

 

Ainda que ele me mate, nele esperarei; contudo os meus caminhos defenderei diante dele. (Jó 13: 15)

 

A submissão de Jó não é uma submissão passiva e cega. Jó lutou, interrogou e questionou, mas a chama de sua fé jamais se extinguiu em seu coração.

 

Nos céus está minha testemunha, e meu testemunho nas alturas. (Jó 16:19)

 

A grandeza de Jó reside no fato de que, apesar de tudo que feria o seu coração, nunca deixou de agarrar-se à fé, e sua fé estava somente em Deus.

 

Essa foi a fé que o fez perseverar em meio às circunstâncias espantosas, e que o levou a alcançar a outra margem.

 

... e abençoou o Senhor o último estado de Jó mais do que o primeiro. (Jó 42:12)

 

 

Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 05/01/2022
Código do texto: T7422642
Classificação de conteúdo: seguro