Qual é o seu medo?

Essa foi a pergunta feita por minha filha de seis anos para mim. Minha resposta foi imediata: “não tenho medo de nada”. Em seguida minha filha retrucou: “mamãe, a professora disse que todos nós temos medo de alguma coisa”. Então, ela repetiu a pergunta, a qual levou-me a refletir por alguns segundos, e por fim, respondi qual era o meu “medo”.

 

Pensando na conversa com minha filha, cheguei a algumas conclusões que gostaria de partilhar. É certo que todos temos medo, isso é fato. Entretanto, quais são esses medos? Como estamos lidando com eles? Quais os benefícios ou não benefícios que eles têm? Estamos vivendo de acordo come esses medos? Ou estamos usandos cada um deles em benefício próprio?

 

Cada pessoa tem sua experiência de vida, a qual proporciona medos de diferentes tipos e níveis de complexidades. Para superar nossos medos é necessário em primeiro lugar, saber qual são os seus medos. Em segundo lugar, lidar com eles. E em terceiro e último lugar, os nossos medos precisam ser vencidos. Não há problema algum, nem tão pouco é vergonhoso ter medo, o problema está em: não encarar, não tratar e não vencer os nossos medos.

 

São inúmeros medos presentes em nossa vida, desde os mais simples como: medo de altura, medo de não conseguir concluir os estudos, medo de não conseguir um emprego, medo de não educar o filho como deveria, entre outros. Há ainda aqueles mais complexos como: medo de envelhecer, medo do futuro, medo de não conseguir vencer um vício, medo de não superar um trauma e ainda medo do próprio medo.

 

Lidar com os nossos medos demanda coragem e determinação. Parece paradoxo, pois como vou ter coragem diante do medo? Para responder esta pergunta, basta pensar um pouco em uma situação que a maioria já deve ter enfrentado. Sabe quando você está em uma rua, ou em uma estrada escura, e de repente o medo te afronta? Porém, inesperadamente, você corre e sai imediatamente daquele lugar escuro. É, alguns agem assim, outros simplesmente não conseguem reagir e paralisam diante do medo. Em nossa vida é da mesma maneira. O medo pode nos fazer correr em busca da solução, como também pode nos fazer parar.

 

Diante dos dias escuros, diante dos problemas aparentemente sem solução, diante de uma situação em que dizemos: somente um milagre para isso se resolver! É exatamente diante desse quadro que demanda coragem, mas não é qualquer coragem. É uma coragem que nos faz mudar a rota, mudar a direção e tomar a decisão com determinação para que toda escuridão desapareça, e buscar a luz que resplandece em todos esses momentos de trevas.

 

Isso me faz lembrar da atitude que Davi teve diante do rei e dos seus amigos antes de enfrentar Golias. Ele poderia optar em sair correndo e simplesmente ouvir o conselho do rei que disse: “Você não tem condições de lutar contra esse filisteu; você é apenas um rapaz, e ele é um guerreiro desde a mocidade”. Davi, entretanto, disse ao rei Saul: “Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho, eu vou atrás dele, dou-lhe golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba e lhe dou golpes até matá-lo. Teu servo pôde matar um leão e um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo. O SENHOR que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu”. Diante disso Saul disse a Davi: “Vá, e que o SENHOR esteja com você”.

 

É interessante como o rei Saul mudou sua visão a respeito de Davi diante do posicionamento e coragem de Davi. Tudo aconteceu de acordo com a coragem, de acordo com a determinação, de acordo com a fé que Davi tinha em Deus. Assim, tudo que é um alvo essencial par nós, se determinarmos, se acreditarmos e agirmos será possível alcançarmos. Basta determinação, coragem e fé! Determinação para se posicionar diante do medo, coragem para enfrentar o medo e fé para vencer esse medo. Há etapas em nossa vida que será necessário primeiro matar um leão, outras vezes um urso, para que em último lugar, o gigante do medo seja vencido.

 

Talvez lhe falta coragem de enfrentar os seus medos, ou ainda não consegue se desprender deles, pois estão com você a tantos anos, que já faz parte da sua vida. Talvez lhe falta a determinação, ou talvez ainda nem saiba como se posicionar, ou nem experimentou ainda a dimensão da fé. Contudo, não desista! Recomece quantas vezes forem necessárias, prossiga até que você aprenda a lidar com seus medos, busque ajuda se for necessário. Use a fé como arma de batalha e Deus ajudará não apenas a superar, bem como vencer seus medos. Assim como Davi se posicionou e venceu, também podemos vencer, se decidirmos com determinação, coragem e fé sempre em Deus, que pode fazer muito mais do que pedimos ou pensamos.