O CIÚME DE DEUS

“Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem FORTES CIÚMES?” Tiago 4:5

Estamos acostumados a ver o ciúme como algo negativo, já que sempre imaginamos o ciumento como alguém controlador, exigente, propenso a um ataque de fúria sem a menor razão.

No entanto, o ciúme mencionado na passagem bíblica não é o ciúme carnal e terreno que ocorre quando o desejo aponta para algo que não nos pertence ou quando há devaneios fantasiosos.

Na verdade, significa que Deus tem AMOR ZELOSO por nós. E Ele mesmo diz isso: "Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, SOU DEUS ZELOSO,...” - Êxodo 20:4-5.

Experimente chamar a sua esposa pelo nome de outra ou o seu namorado pelo nome de outro. Sentimento semelhante provocamos em Deus quando trocamos o Seu nome por outros.

Portanto, o louvor, a honra, o culto e a adoração pertencem EXCLUSIVAMENTE a Deus.

Jesus disse: “Adore o Senhor, o seu Deus e SÓ A ELE preste culto” – Lucas 4.8.

Deus diz ainda assim: “Eu sou o Senhor, esse é meu nome, A NINGUÉM CEDEREI MINHA GLÓRIA, nem a ídolos minha honra” - Isaías 4.8.

E “assim diz o Senhor dos Exércitos: TENHO MUITO CIÚME de Sião; estou ME CONSUMINDO DE CIÚMES por ela" - Zacarias 8.2

Na segunda carta aos Coríntios (11:2), Paulo relata que o zelo que sentia pelos da igreja de Corinto era UM ZELO QUE VINHA DE DEUS.

Então, vemos que Deus tem um ciúme (AMOR) zeloso por sua igreja, que é a sua noiva (Apocalipse 19.7). Deus ama a seu povo e por isso o resgatou com o seu sangue.

Sendo assim, vemos que o ciúme aqui tratado refere-se ao zelo, e quando Deus diz ser zeloso Ele quer dizer que é um Pai amoroso, que nos ama, que tem o melhor para nós e que quer ter uma relação EXCLUSIVA com a gente, única e somente mediante Jesus.

Ora! Isso é, por si só, mais do que razoável, pois, imagine se você tem filhos e os ama, você não irá desejar o melhor para eles? Claro que sim! Você os deixará buscando o que precisam em algo ou alguém que nada poderá fazer por eles? Óbvio que não.

Da mesma forma Deus nos ama e quer o melhor para nós e ELE SABE QUE ELE É O MELHOR PARA NÓS. Por isso o seu zelo (ciúme/amor).

Então, o nosso Pai é ciumento neste sentido, por sempre desejar ter uma relação exclusiva com os seus filhos amados, dizendo: vocês pertencem a mim, e Eu me comprometi com vocês. Eu os amei antes da criação do mundo, por isso permaneçam no meu amor, pois SOMENTE EM MIM encontrarão o que tanto procuram.

Roberto Marcos Oliveira
Enviado por Roberto Marcos Oliveira em 05/07/2022
Código do texto: T7553106
Classificação de conteúdo: seguro