As mulheres que a graça tornou especiais - Rute

É em Mateus 1:5 que nós encontramos outra mãe especial na linhagem de Cristo, ela se chama Rute, e poderia ser descrita como uma mulher “desprezada”.

 

A história de Rute começou em Gênesis 19, com o seu distante antepassado Ló, o sobrinho de Abraão. Foi ele e suas filhas quem geraram a raça Moabita, um povo amaldiçoado.

 

Deus sempre condenou a embriaguez e os vários males que a acompanham, e foram justamente esses males que produziram a tribo dos Moabitas, e os colocaram debaixo do juízo de Deus.

 

Deus ordenou que nenhum Moabita poderia entrar na assembleia de seu povo por dez gerações (Deuteronômio 23:3-4). Embora Rute não tivesse feito nada pessoalmente para merecer isto, ela foi desprezada pelos judeus.

 

Mas a vida dela representa um retrato tão belo da graça que Deus dedicou um Livro inteiro na Bíblia para nos contar sobre isto.

 

Se você já leu o livro de Rute, vai se lembrar que o início de sua vida foi muito difícil.

Após um curto casamento, o marido de Rute morreu, e uma fome estava ao seu redor.

 

Deus nos conta, no livro de Rute, uma das histórias mais belas sobre a graça no Antigo Testamento.

 

O que Ele escreveu? Como graciosamente chamou uma mulher de uma raça amaldiçoada, de um povo desprezado, e disse, “Venha para Minha família!”

 

Quando um Judeu chamado Boaz tomou a Rute por sua esposa, e neste casamento, ela se tornou mãe de Obede, que viria a ser avô de Davi, e ela, uma mãe da linhagem de Jesus, uma das mulheres que a graça tornou especial.

 

Como Tamar e Raabe, Rute era uma pessoa por meio de quem Cristo viria, alguém através de quem Deus gloriosamente retrataria sua graça ao mundo, como está registrado em Mateus 1.5: “... Boaz; este, de Rute, gerou a Obede...”.

 

Quem poderia imaginar que Deus usaria uma Moabita de maneira tao graciosa, nem mesmo Rute podia imaginar o que aconteceria quando disse a Noemi, sua sogra: “O seu povo será o meu povo e o seu Deus será o meu Deus!” (Rute 1:16)

 

Se você tem sido humilhada e desprezada, lembre-se de Rute, e faça de Cristo a sua maior esperança neste mundo.

 

Entregue a Ele toda a sua tristeza e sofrimento, e permita que a graça se manifeste em ti, fazendo o que você nunca poderia imaginar ou planejar.

Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 20/08/2022
Código do texto: T7586340
Classificação de conteúdo: seguro