A HIPERGRAÇA

“Pois quê? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum!” (Rm 6:15)

Certamente, a hipergraça é a pior heresia que se infiltrou na igreja. Reflita, teria outra coisa pior para levar o povo para a apostasia que já se aproxima (2 Ts 2:3) do que só enfatizar a graça de Deus, deixando de lado outros ensinamentos vitais no Evangelho, como arrependimento, confissão de pecados e atributos da santidade?

Ora, a condição para a pessoa mudar de vida é o arrependimento, mas a hipergraça leva a pessoa a viver uma vida desgraçada, toda errada, mergulhada no pecado, porém, achando que está tudo bem, que ela não é responsável por seus pecados, porque “Deus é amor”, e quem discordar é só um legalista farisaico. Todavia, ignora o fato de Deus ser também “fogo consumidor” - Hb 12:29.

Em suma, os mestres da hipergraça “transformam a graça de nosso Deus em libertinagem” - Judas 1:4

Jesus disse “conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. A hipergraça troca essa verdade pela “tolerância” e, com isso, ela não libertará! É o óbvio.

Assim, pela hipergraça a pessoa acredita que é aceita, salva e amada por Deus do jeito que ela é, não precisando ser santa e nem arrepender-se da sua vida de pecado. Pela hipergraça a pessoa não precisa orar, jejuar, nem ler a Bíblia, pois Jesus já fez tudo por ela, morrendo inclusive pelos pecados que ela “ainda cometerá” quando bem entender. Isso leva a pessoa a pensar que pode viver da forma como quiser.

Na realidade, esse é o problema dos defensores da hipergraça: vivem pecando, não querem o arrependimento, nem carregar a cruz, e daí inventam uma doutrina que os faz acreditar que são aceitos por Deus de toda maneira. Mas, isso só serve para desencargo de consciência, para sentirem uma falsa paz, porque acreditam que já está tudo certo, o passaporte para o céu já foi carimbado, que são predestinados e que por estarem dentro da igreja cumprindo protocolos, não importa o que fazem.

Mas, é aquela história: toda heresia busca atalhos... E como disse o pastor Hernandes Dias Lopes: "Quando alguém não quer mudar a sua conduta, ele tenta mudar a doutrina”.

Consequentemente, acredito ser essa a pior condição para alguém que se denomina cristão, pois não se arrepender é ir contra o que a Bíblia claramente diz, ou seja, que devemos nos esforçar para ser santos, já que sem santidade ninguém verá o Senhor (Hb 12:14).

Assim, cuidado com a “graça que tudo permite”. Tem muita gente vivendo igual a qualquer outro pecador achando-se diferente por pensar ter o “privilégio” de ser salvo.

E não existe outro lugar que possa mais agradar ao diabo do que aquele onde a pessoa fique só cumprindo protocolos religiosos, indo para a igreja apenas para sentir-se bem, mas, na realidade, está com a vida toda errada e ainda achando que está em Deus.

Amados, o mesmo Deus que perdoa é o mesmo Deus que liberta. Deus nos chama do jeito que somos. Mas, em Cristo, NÓS NÃO FICAREMOS DO MESMO JEITO QUE ÉRAMOS.

Vamos parar de procurar pregações legalzinhas, que não nos culpam, que nos deixam do nosso jeito, que normalizam o pecado, pois Jesus diz “ARREPENDAM-SE” (Mt 3:2), e “NEGUE-SE A SI MESMO, E TOME CADA DIA A SUA CRUZ” (Mt 16.24).

CUIDADOS COM “PREGADORES” DOS ETERNOS PECADORES, que nunca se arrependem e que banalizam o pecado em troca de números de fiéis e seguidores. Eles fazem você achar que pecar é normal, pois uma vez que suas obras não importam, então não importa pecar todos os dias, porque você já está debaixo da graça, então toda vez que pecar, automaticamente estará perdoado sem precisar arrepender-se.

Hebreus 10:26 diz: “Se continuarmos a pecar DELIBERADAMENTE depois que recebemos o conhecimento da verdade, JÁ NÃO RESTA SACRIFÍCIO PELOS PECADOS”.

Ora, não sejamos pecadores lutando para ser santos, mas, sim, santos que lutam contra o pecado: “Mas, assim como é santo aquele que os chamou, SEJAM SANTOS VOCÊS TAMBÉM EM TUDO O QUE FIZEREM, pois está escrito: ‘Sejam santos, porque eu sou santo’" - 1 Pedro 1:15,16.

Sabe o que é acontece na verdade? Muitos dos que não conseguem resistir às tentações irão tentar te convencer sobre a “graça permissiva”: ter a graça de Deus sem transformação pessoal. Isto é “OUTRO EVANGELHO”. PECAR É UMA OPÇÃO E NÃO UMA OBRIGAÇÃO, porque Deus não deixa que ninguém sofra tentações que não tem forças para suportar (1 Co 10.13).

“Jesus disse: NÃO VOLTE A PECAR, para que algo pior não lhe aconteça" - João 5:14.

As palavras de Jesus às sete igrejas no livro do Apocalipse também contradizem fortemente a ideia de que os cristãos nunca precisam se arrepender:...

“Lembre-se de onde caiu! ARREPENDA-SE e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar” (Ap 2:4,5); DEI-LHE TEMPO PARA QUE SE ARREPENDESSE da sua imoralidade sexual, mas ela NÃO QUER SE ARREPENDER. Por isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com ela, A NÃO SER QUE SE ARREPENDAM das obras que ela pratica” (Ap 2:21,22).

Logo, os cristãos são responsáveis por seus pecados, e eles responderão a Jesus por sua desobediência: “Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más” - 2 Co 5:10

Ora, a graça não nos liberta para pecarmos. A graça nos faz desprezar o pecado. A graça nos liberta para obedecermos, a graça nos liberta para nos arrependermos. A graça não anula a responsabilidade, mas nos capacita a cumpri-la.

Por fim, meus irmãos entendam que, de fato, somos salvos pela graça, e não por nossas obras (Ef 2:8-9), e que a graça de Deus é maravilhosa e gratuita (1 Tm 1:14). No entanto, o ensino da hipergraça é desproporcional ao restante das Escrituras, e toda vez que uma doutrina é enfatizada com exclusão do resto, caímos em erro, porque falhamos em “manejar corretamente a Palavra da verdade” - 2 Tm 2:15

João 1:14 diz que Jesus estava “cheio de graça e de verdade”. Há um equilíbrio aqui que devemos observar: que tender mais para qualquer um dos lados pode resultar em um falso evangelho.

Deste modo, vivamos pela graça, mas desconsideremos todo ensino que se desvie da verdade, ainda que levemente (1 Jo 4:1).

Roberto Marcos Oliveira
Enviado por Roberto Marcos Oliveira em 11/09/2022
Código do texto: T7603466
Classificação de conteúdo: seguro