O JUIZ, O ACUSADOR E O ADVOGADO

Um dos muitos nomes de Deus na Bíblia hebraica é “Elohim”, e significa governante e juiz, em alusão à supremacia e ao poder de Deus.

Deus criou o mundo. Com isso Ele tem todo o direito de governar e JULGAR a humanidade.

E conforma as diretrizes contidas em Sua Palavra, vemos que Deus está permitindo que os homens, por enquanto, joguem o jogo com regras próprias. Porém, um dia todos serão julgados pelas verdadeiras regras, que são as do Criador.

Ora, se Deus não julgasse o transgressor de suas leis, Ele não seria justo. E Ele é o Justo Juiz (2 Timóteo 4:8). Justiça é um dos atributos de Deus. E se Ele é justo, Ele necessariamente precisa julgar o transgressor das Suas leis, é claro.

E quem são os transgressores das normas de Deus? Somos nós, vis pecadores.

Então, pelas nossas atitudes, A CRUZ SERIA PARA NÓS. O nosso castigo era a morte eterna.

Mas, Cristo Jesus veio para resolver todo o problema da nossa culpa.

Então, agora temos um Tribunal, sendo Deus o justo Juiz, o Diabo como o acusador sagaz – exatamente o que o seu nome significa -, e Cristo como o advogado perfeito.

Satanás chega apresentando todos os pecados da pessoa dizendo para Deus: “se você me condenou eternamente, você deve condenar essa pessoa também, porque ela também pecou”. E Deus teria que condenar, porque Ele é justo.

Porém, nós temos o Justo Advogado: “Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, TEMOS UM ADVOGADO junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” - 1 João 2:1

Mas, porque Jesus aceitou a nossa causa se era uma causa perdida, sendo nós realmente pecadores miseráveis? Como conseguir mudar o coração e a decisão de um Juiz Santo e Justo que sabe todas as coisas?

Jesus aceitou todas as nossas causas e não perdeu o processo porque ELE NÃO TENTOU MUDAR A DECISÃO DO JUIZ COM ARGUMENTOS, e com isso ele até concordou com o acusador, que nós somos realmente culpados.

Jesus ganhou a nossa causa da seguinte forma: ele tirou a sua roupa de advogado, nos tirou da cadeira do réu, sentou em nosso lugar e disse: ELES SÃO CULPADOS, MAS EU VOU PAGAR NO LUGAR DELES, PODE JOGAR TODA A CULPA EM MIM!

Por isso está escrito: “Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê” - Romanos 10:4. E ainda: “por ele é justificado todo aquele que crê” - Atos 13:39. EM CRISTO, E SOMENTE NELE, SOMOS JUSTIFICADOS, POIS DEUS SÓ ACEITA A JUSTIÇA DE JESUS, PORQUE SÓ ELE NÃO PECOU.

Por isso, não devemos clamar por nenhum outro nome que não seja o de Cristo, pois TODOS OS OUTROS PECARAM. Paulo disse: ”Não há um justo, NEM UM SEQUER. Porque TODOS pecaram e destituídos estão da glória de Deus” – Romanos 3:10; 23

Ele também disse: “Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma: "Eu sou de Paulo"; "eu de Apolo"; "eu de Pedro"; e "eu de Cristo". ACASO CRISTO ESTÁ DIVIDIDO? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo?” - 1 Coríntios 1:12,13

Isto posto, vemos que é somente mediante a obra e o nome de Cristo que Deus nos recebe e nos toma como filhos. O resto não passa de fábulas, crendices e invenções de homens carnais e idólatras.

No entanto, guarde isso: para Jesus ser o seu Advogado no céu diante do Juiz, Ele precisa ser o seu Senhor na terra.

Roberto Marcos Oliveira
Enviado por Roberto Marcos Oliveira em 16/10/2022
Código do texto: T7628992
Classificação de conteúdo: seguro