COMPARADOS A OVELHAS

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem” João 10.27

Se você já teve um animal de estimação, sabe o vínculo que pode se formar entre um animal e seu cuidador. Por exemplo, se você tem um cachorro, você lhe dá comida e abrigo, disciplina e carinho, em troca, o cão forma um forte vínculo com você porque você está dando a ele uma sensação de pertencimento e segurança.

Em João 10:11, Jesus se identifica como o bom pastor - alguém que cuida de um rebanho de ovelhas.

Você e eu podemos não amar a ideia de ser comparados a ovelhas, ainda mais porque elas não são animais lá muito brilhantes. Mas, há muito poder nesta imagem de Jesus como nosso pastor.

É que um pastor naquela época era tanto um líder, quanto um zelador: às vezes, o pastor dava conforto aos animais quando eles ficavam assustados ou feridos, chegando a levá-los de volta ao rebanho quando eles se afastavam; outras vezes, o pastor tinha que corrigir e guiar as ovelhas para levá-las aonde precisavam ir.

Assim, um Bom Pastor agia pensando no melhor interesse das ovelhas.

Por sua vez, a ovelha tem por característica seguir apenas a voz daquele que a pastoreia, além de ser um animal dependente. Já os bodes – que nos evangelhos simbolizam os incrédulos - têm reputação de autossuficientes e teimosos, o que reflete a ideia de alguém rebelde e que se apoia em si mesmo para obter apoio e orientação, ao invés de submissão a Deus.

Então, quando comparados a ovelhas, Cristo deseja que façamos uma reflexão madura e consciente a respeito dessa relação sincera e íntima entre o pastor e suas ovelhas para, assim, avaliarmos se estamos realmente ouvindo a sua voz e o seguindo.

Cristo é muito mais do que um Pastor e Mestre. Ele é nosso Senhor. E é à Sua voz e vontade que devemos obedecer e seguir pelo caminho da vida.

Somente a mão de Jesus pode cuidar de nossas necessidades. Somente a sua disciplina nos mantém fora de perigo. E apenas o seu amor e cuidado que nos dão o melhor da vida.

Roberto Marcos Oliveira
Enviado por Roberto Marcos Oliveira em 29/10/2022
Código do texto: T7638390
Classificação de conteúdo: seguro