VACILANDO NA FÉ

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, COM FÉ, SEM DUVIDAR, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz” - Tiago 1:5-8

Por que vacilamos tanto na fé se dizemos acreditar que Deus é quem Ele diz que é, e que fará o que prometeu? Em vez de exercermos a fé ousada, a fé que não duvida, chegamos a Deus “esperando que talvez” Ele nos ouça e atenda a nossos pedidos, ou seja, sem a certeza de que Ele o fará. Isso é ter mente dividida e instável e com esse tipo de pensamento não podemos esperar receber nada d’Ele.

Uma razão para sermos tão propensos a duvidar é não podermos ver Deus trabalhando em nossas circunstâncias. E além de não podermos ver, quando pedimos, muitas vezes, nada acontece de imediato.

Mas, a questão é que Deus não é nenhum atendente de balcão pronto para servir nossos desejos e nem é um mensageiro cósmico que salta para responder nossos pedidos. Ele sabe o que é melhor para todo aquele que o busca, e justamente por ser onisciente, Deus sabe o momento certo para cada resposta.

Outra razão que gera dúvidas que abalam a nossa fé é a pessoa não conhecer como Deus trabalha, não conhecer os Seus caminhos e princípios já revelados na Bíblia, e com isso fica decepcionada com a resposta que Ele dá ou com o cronograma e método que Ele utiliza. Daí começa a duvidar.

Ora, se Deus nos fala “porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro” - Jeremias 29:11, então devemos crer que a mão invisível de Deus está sim trabalhando em nosso favor, mas que tudo está no Seu controle, baseado na Sua vontade e para a Sua glória. Assim, Ele vai trabalhando em nossos corações no decorrer do percurso, já preparando-nos para receber o que Ele deseja, ou não, dar.

“Respondeu Jesus: Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá". João 13:7

Romanos 12:2 afirma que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita. Então, como não colocar toda a nossa fé nesse Deus tão bondoso? Confiar em Seus caminhos bons e perfeitos nos dá estabilidade enquanto esperamos por Sua resposta.

Assim, toda ansiedade e pressa só nos fará colocar qualquer resposta pra nossa pergunta na frente da resposta de Deus. Por isso, neste caso, gosto de dizer: NÃO BUSQUE RESPOSTAS, BUSQUE A DEUS E AS RESPOSTAS VIRÃO.

Deus tem todas as respostas. Para termos estas respostas, devemos então ir até Ele, COM FÉ, SEM DUVIDARMOS. Todas as dúvidas serão superadas pela oração e pela dedicação à Palavra. Assim, começaremos a entender os propósitos d’Ele para nossas vidas.

Sendo assim, não vacile mais na fé. Examine agora o seu passado, e sinta a sua fé crescer à medida que for lembrando as tantas vezes que Deus já respondeu às suas orações.

Roberto Marcos Oliveira
Enviado por Roberto Marcos Oliveira em 28/11/2022
Código do texto: T7659823
Classificação de conteúdo: seguro