Onde estás?

Gênesis 3.9

Não há nada neste mundo que Deus não saiba, afinal Ele o criou.

Não há paradeiro de alguém que Deus desconheça, afinal Ele é onisciente.

Ao longo das Escrituras o Senhor até faz perguntas para o ser humano, mas não por que não saiba, mas sim para fazer o homem saber a resposta.

A primeira pergunta que Deus Criador fez foi sobre a localização de Adão. Eles costumavam andar juntos na viração do dia, mas numa certa tarde Adão não apareceu, então onde estaria? Adão faltou ao compromisso diário com seu Pai. Ele falhou junto com a sua companheira e isto trouxe uma consequência imediata, da qual não conseguiria passar despercebido. Na sua ignorância, achou que sua falha junto com Eva poderia passar despercebida? A nudez veio para escancarar o erro cometido. É curioso, há pessoas que cometem crimes e tentam fazer com perfeição para não deixar rastros, mas vez ou outra um vacilo é cometido, deixando o trabalho da polícia possível para a investigação.

Medo foi o que Adão sentiu ao ouvir a voz do Senhor. A sua nudez lhe incomodava por causa do efeito do pecado. Carregamos isto de Adão, esta sensação de culpa ao fazer algo errado. Nossa consciência nos acusa. Queremos passar sem ser visto, queremos nos esconder do nosso erro. Se por ventura o Senhor não fosse atrás de Adão, por quanto tempo o casal ficaria ali escondido? Ocorre que o Senhor, conhecedor de todas as coisas, procurou por Adão.

Versículos mais a frente do capítulo 3 desta passagem, mostra Deus dando os castigos para Eva, Adão e a serpente, porém mostra o lado misericordioso do Senhor que sacrificou um animal e dele fez casaco de pele, afinal o jardim do Éden, outrora tão quente e radiante pelo relacionamento da humanidade com seu criador, agora vive um tempo nublado devido o corte que o ser humano gerou no relacionamento com o Pai.

Quando fizermos algo errado, não adianta nos escondermos, melhor não esperar pelo Pai perguntar: Onde estás?

É melhor responder: Eis-me aqui Senhor, pequei contra o céu e contra ti, tal qual fez o filho pródigo quando voltou, conforme está em Lucas 15.21

Diante do erro devemos saber que as consequências virão, conforme a gravidade do fato, mas de qualquer forma nossa postura deve ser de arrependimento e perdão. O Senhor haverá te der misericórdia e nos cobrirá com sua graça e perdão. Então não adianta se esconder, pois como diz o Salmo 139, versículo 7 e 8: Para onde poderia correr e escapar da tua presença? Se eu escalar o céu, aí estás, se me lançar sobre o leito da mais profunda sepultura, igualmente ai estás (Versão King James).

07/03/2023

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 07/03/2023
Código do texto: T7734842
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.