Lucas 5: 1-11

01 Aconteceu que, ao apertá-lo a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré;

02 e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes.

03 Entrando em um dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia; e, assentando-se, ensinava do barco as multidões.

04 Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar.

05 Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes.

06 Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se lhes as redes.

07 Então, fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajudá-los. E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase irem a pique.

08 Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador.

09 Pois, à vista da pesca que fizeram, a admiração se apoderou dele e de todos os seus companheiros,

10 bem como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus sócios. Disse Jesus a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens.

11 E, arrastando eles os barcos sobre a praia, deixando tudo, o seguiram.

 

Vamos fazer um pequeno resumo desse texto para um melhor entendimento do que está acontecendo.

O Senhor Jesus estava junto ao lago Genesaré, conhecido também como mar da Galileia.

E envolta do Senhor Jesus uma grande multidão que o apertava.

Em meio aquela multidão, o Senhor Jesus viu dois barcos junto a praia e alguns homens lavando as redes.

Embora fossem homens, experientes, homens talentosos, homens capacitados na arte de pescar.

Homens que conheciam todos os tipos de estratégias da pescaria.

Aqueles homens passaram a noite toda pescando, mas não conseguiram pescar um único peixe,

Aqueles homens usaram de todos os seus conhecimentos.

Todas as suas estratégias, mas o resultado foi zero, nada, um verdadeiro desastre.

Para que vocês entendam o que se passava na cabeça daqueles homens, vamos tentar se colocar no lugar deles, mas em outra situação.

Você é um trabalhador diarista, passa o dia todo trabalhando, não um trabalho qualquer, mas um trabalho duro, trabalho pesado.

Ao encerrar o dia, você vai receber a sua diária, mas o seu patrão diz: passa outro dia hoje eu não tenho dinheiro.

Mas você estava contando com esse dinheiro.

Você já saiu de casa sabendo em que iria gastar esse dinheiro, ele já estava reservado.

Mas o dinheiro não saiu.

Meu querido irmão, minha querida irmã,

Glorias a Deus a história não termina com os pescadores lavando a rede.

Tudo muda quando o Senhor Jesus está presente.

Tudo muda quando o Senhor Jesus está no barco.

Tudo muda quando o Senhor Jesus está na direção de nossas vidas.

O texto diz que o Senhor Jesus entra no barco, manda que se afaste um pouco, e passa a ensinar a multidão.

Logo depois manda que Simão lance a rede.

Simão a princípio pondera um pouco e logo depois lança a rede, que se enche de tantos peixes que estava a ponto de arrebentar.

Tá bom Nilton!

A história é muito legal, gostei, mas onde ela entra em minha vida?

O que esse texto pode ajudar a mudar a minha vida?

Meu amado, minha amada, são grandes os ensinamentos que esse texto nos traz.

Por muitas vezes focamos tanto no milagre em si, que acaba passando despercebidos por nós os ensinamentos nas entre linhas.

Por muitas vezes o verdadeiro milagre não é percebido.

O Senhor Deus não está preocupado que façamos milagres como o Senhor Jesus fez.

Mas sim que nos reconciliemos com ELE, que tenhamos o caráter de Cristo, para sermos pescadores de homens.

Que sejamos imitadores de Cristo, que possamos enxergar aquilo que passa despercebido, ao homem natural sem Jesus.

 

Continua

 

​​​​

 

 

 

 

Um Eterno Sonhador
Enviado por Um Eterno Sonhador em 25/03/2023
Reeditado em 01/04/2023
Código do texto: T7748505
Classificação de conteúdo: seguro