COMO SER UM LÍDER SEGUNDO A BÍBLIA

 

 

A Bíblia é o livro mais importante para os cristãos, pois revela a vontade de Deus e o seu plano de salvação para a humanidade. Mas a Bíblia também é uma fonte de sabedoria e orientação para todas as áreas da vida, inclusive para a liderança. Se você é um líder ou deseja ser um, saiba que existem alguns princípios bíblicos que podem te ajudar a exercer uma liderança eficaz e abençoada. Vamos ver quais são eles?

 

O primeiro princípio é o de servir os outros. Jesus foi o maior exemplo de líder que já existiu, e ele disse que veio para servir e não para ser servido (Mateus 20:28). Ele demonstrou o seu amor lavando os pés dos seus discípulos, ensinando-os com paciência e dando a sua vida na cruz por eles. Um líder segundo a Bíblia não é aquele que busca o seu próprio interesse, mas o que se preocupa com o bem-estar e o crescimento dos seus liderados. Ele está disposto a sacrificar-se pelos outros, assim como Jesus fez.

 

O segundo princípio é o de ter um bom testemunho. Um líder segundo a Bíblia não é apenas alguém que fala bem, mas que vive bem. Ele pratica aquilo que ensina e dá bons exemplos aos seus liderados. Ele não é hipócrita nem falso, mas honesto e íntegro. Ele busca viver de acordo com os padrões de Deus e não se conforma com os padrões do mundo (Romanos 12:2). Um líder segundo a Bíblia tem a mente de Cristo e o Espírito Santo que o guia em toda a verdade (1 Coríntios 2:16).

 

O terceiro princípio é o de buscar dons e habilidades. Um líder segundo a Bíblia não é alguém que se acomoda ou se conforma com o que já sabe, mas que procura crescer e se aperfeiçoar cada vez mais. Ele reconhece os seus pontos fracos e busca melhorá-los. Ele também reconhece os seus pontos fortes e busca desenvolvê-los. Ele estuda a Palavra de Deus e se alimenta dela diariamente (2 Timóteo 2:15). Ele também busca outros meios de aprendizado, como cursos, livros e congressos. Ele sabe que Deus lhe deu dons e talentos para serem usados para a sua glória e para o benefício dos outros.

 

Esses são apenas alguns dos princípios bíblicos de liderança que podemos encontrar na Bíblia. Há muitos outros que podemos aprender com as histórias de homens e mulheres de Deus que foram líderes em suas gerações. Se você quer saber mais sobre esse assunto, eu te convido a participar do meu canal no Telegram: https://t.me/estudosbiblicosedificantes. Lá eu compartilho mais conteúdos edificantes sobre liderança e outros temas bíblicos. Não perca essa oportunidade!

 

Espero que esse texto tenha sido útil para você e que te inspire a ser um líder segundo a Bíblia. Se você gostou, compartilhe com seus amigos e familiares nas redes sociais. Que Deus te abençoe e te capacite cada vez mais para ser um líder segundo o seu coração! 🙏

 

Dc William Santos