A NOSSA PARTICIPAÇÃO NA CAMINHADA CRISTÃ

"A graça de Deus não elimina a participação humana, mas o mérito humano." Dallas Willard

É uma benção ter uma vida com Jesus. Mas, caminhar com ele, ainda que seja um privilégio, é carregar uma cruz: “e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim” - Mateus 10:38.

Ou seja, a vida cristã está diretamente conectada à obra na cruz do calvário. Jesus a realizou em nosso lugar e nós nunca seríamos capazes de fazê-la. Porém, há uma parte que compete a nós fazer, nos colocando em um lugar de obediência e submissão.

Por exemplo: pregar a Palavra é missão nossa; arrepender-se e rejeitar o pecado é nossa tarefa; amar os inimigos é dever nosso; estarmos preparados para a volta de Cristo é obrigação nossa; perseverar até o fim até o fim (Mt 10:22) é encargo nosso; entrar pela porta estreita (Mt 7.13-14) e negar-se dia após dia (Mt 16.24) são afazeres nossos.

Mas o que mais vemos é cristão querendo colocar na conta de Deus as suas responsabilidades, as suas escolhas e decisões. Ora, somos parceiros de Deus. Ele nos dá habilidade e, por meio d’Ele, fazemos o que Ele nos leva a fazer. Ele não fará a NOSSA parte, assim como não podemos fazer a parte DELE.

Claro que Deus luta pelos seus, mas Ele exige da nossa parte ânimo, motivação, compromisso, santidade, obediência, força e responsabilidades. Deus nos diz assim: esforça-te, lembrando sempre que EU estou no controle.

Se não estamos fazendo nossa parte, por que continuamos implorando a Deus que faça a d’Ele? À medida que fazemos a nossa parte, Deus age por nós.

O amor incondicional de Deus por nós nada tem a ver com nosso merecimento ou nossas obras, ou seja, não se compra salvação e nada fizemos por merecê-la. MAS DEUS QUE VER SIM ATITUDES DE ARREPENDIMENTO, COMPROMISSOS E FRUTOS DA NOSSA PARTE, até porque fé sem obras é morta (Tg 2.20).

“Agradar o coração de Deus requer de nós dedicação" - Luciano Subirá.

Esse é até o problema dos defensores da “HIPER GRAÇA”: não querem compromisso real com o evangelho, vivem pecando, não se arrependem e nem querem carregar sua cruz, e dão a desculpa de que já estão com o passaporte para o céu carimbado, que está tudo certo, não importando o que façam ou deixem de fazer.

Desculpas para justificarem o pecado, além do que toda heresia busca atalhos.

“No céu ninguém usa coroa, se não carregar uma cruz aqui embaixo” - Charles Spurgeon. Sem cruz não se segue a Cristo. Contudo, inventaram um deus sem ira que está levando homens sem arrependimento para um reino sem julgamento através das ministrações de um cristo sem uma cruz.

A essência do evangelho é carregar uma cruz. Sem a cruz, a mensagem pode fazer a igreja inchar, mas não é o Evangelho de Cristo, e sim um cristianismo barato, inútil e sem coroa.

Muitos buscam um Jesus “ao gosto do freguês”, um Jesus “gourmet”, com um evangelho fácil, sem cruz, sem compromisso, sem arrependimento. Por isso vemos igrejas que vendem um Jesus “palatável” tão cheias.

Cristo se sacrificou por nós, logo devemos também oferecer o nosso amor sacrificial em tudo que o fizermos, pois o verdadeiro cristianismo centra-se na cruz – uma cruz na qual não apenas acreditamos, mas CARREGAMOS.

Roberto Marcos Oliveira
Enviado por Roberto Marcos Oliveira em 20/06/2023
Código do texto: T7818378
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.